Este trabalho relata a experiência didática dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no ensino de Química a partir da criação de um ambiente lúdico, a Ludoteca, para aplicação de jogos a fim de promover um ensino dinâmico e problematizador. A atividade desenvolvida com alunos de Ensino Médio promoveu o levantamento de hipóteses e de questionamentos acerca da aplicação de métodos novos e capazes de motivar os estudantes, com propostas lúdicas e recreativas capazes de aproxima-los dos conceitos e teorias químicas. Os jogos utilizados na “ludoteca” abordam assuntos como ligações químicas, elementos químicos e suas propriedades, tabela periódica, substâncias, ácidos e bases, entres outros, que podem reforçar ou exercitar os conceitos químicos ministrados em sala de aula. A necessidade de corrigir o ensino tradicional defasado torna-se necessária, já que a evasão dos alunos de escolas estaduais cresce com os passar dos anos. Com isso a aplicação de jogos didáticos vem a acrescentar e colaborar com o processo de ensino e aprendizagem ampliando a visão dos alunos para tornarem-se questionadores e detentores de um conhecimento científico sendo capazes de reconhecer o meio em que vivem.