Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA DO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DE UNAÍ-CSEUN

Palavra-chaves: ECA, SOCIALIZAÇÃO, ADOLESCENTES EM RESTRIÇÃO DE LIBERDADE Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

No Brasil a educação social vai surgir por volta das décadas de 1960 e 1970, tendo como base o assistencialismo das políticas públicas, debatido pela sociedade civil que passa a assumir responsabilidades nos projetos sociais. Assim, igrejas, organizações não governamentais e associações passam a impulsionar e cuidar de classes menos favorecidas, principalmente por meio de alfabetização de jovens e adultos e educação popular. Um dos grandes representantes da pedagogia social no Brasil foi o professor Paulo Freire, que propôs uma educação voltada para a politização daqueles tidos como oprimidos, como prática de libertação. Os programas de educação já encontram diversas dificuldades na sua efetivação, em espaços de controle e privação de liberdade, a complexidade é ainda mais aguçada. Esta pesquisa é classificada como uma em educação de abordagem qualitativa. Seus métodos de coleta de dados passam pela entrevista e questionário. Para que fosse possível compreender as práticas educacionais desenvolvidas na Unidade foi aplicado, além de outros procedimentos metodológicos, um questionário aos professores. Foi possível observar através das respostas apresentadas pelas professoras e professor, um comprometimento e respeito pelo trabalho que exercem, dadas as devidas particularidades. No entanto, os resultados poderiam ser mais eficientes se os docentes articulassem seus planos de aula e os projetos realizados ali, de forma coletiva. A troca de informações entre eles e o planejamento coletivo poderia ajudar a dirimir possíveis problemas. São os professores que reportam aos adolescentes as informações, do lado externo da unidade, sobre os acontecimentos políticos, econômicos, culturais e todo tipo de entretenimento

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