Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFRN, CAMPUS APODI: UMA ANÁLISE À PARTIR DO ESTÁGIO REGÊNCIA.

Palavra-chaves: PRÁTICA PEDAGÓGICA, ESTÁGIO-REGÊNCIA, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O Estágio-regência é o momento no qual o professor em formação tem a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos mobilizados e construídos no decorrer da graduação. Neste artigo, apresentamos os resultados de uma investigação realizada junto a graduandos do curso de Licenciatura Plena em Química do IFRN, campus Apodi em estágio-regência, na qual se investigou as concepções desses a partir de aspectos como os objetivos para o Ensino de Química, princípios curriculares e estratégias de ensino, pressupondo que essas se fazem explícitas na configuração da atuação em sala de aula. Os resultados apontaram que os graduandos desempenham em seu estágio-regência, uma prática de ensino ainda voltada para o modelo tido como tradicional baseado na transmissão-recepção dos conteúdos, quando utilizam-se de recursos tradicionais de avaliação, como provas e testes, o que não oportuniza ao educando a discussão e o debate em aula como meio de expor o conhecimento adquirido. Percebeu-se ainda que estes possuem noção acerca da importância da utilização de metodologias que despertem a atenção e o interesse dos alunos, como o uso de jogos didáticos e o desenvolvimento de atividades experimentais.

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