Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

“CONTOS DE MOÇAMBIQUE”: LITERATURA AFRICANA INFANTO-JUVENIL E AÇÕES AFIRMATIVAS NO PROFLETRAS

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTO-JUVENIL, LEI 10.639/03, MOÇAMBIQUE, PROFLETRAS, PROFLETRAS Comunicação Oral (CO) GT 06: Literaturas Africanas e Afro-brasileira Infanto-juvenil: afirmação identitária negra
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45473
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 117
    "inscrito_id" => 273
    "titulo" => "“CONTOS DE MOÇAMBIQUE”: LITERATURA AFRICANA INFANTO-JUVENIL E AÇÕES AFIRMATIVAS NO PROFLETRAS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as produções literárias infanto-juvenis publicadas pela Editora Kapulana no Brasil, especificamente a partir de 2015, da série “Contos de Moçambique”, criada por meio de um projeto de colaboração entre a “Escola Portuguesa de Moçambique” e a “Fundació Contes pel Món”, de Barcelona, Espanha. A partir do projeto de pesquisa sobre as Literaturas Africanas infanto-juvenil na lei 10.639/03, a série destaca os contos da tradição oral de Moçambique, sendo que para esse trabalho são utilizados cinco livros. A série abarca o universo literário de Moçambique, o que possibilitará um aprendizado sobre as produções e especificidades histórico-culturais e político-sociais desse país. Com esse projeto pretende-se apresentar as obras dos autores moçambicanos da produção infanto-juvenil na contemporaneidade, assim como possibilitar as discussões em torno das disparidades raciais, questões sociais e problematização acerca de estereótipos que somente apresentam uma única história a respeito desse tipo de publicação. A leitura do texto literário moçambicano representa uma ação afirmativa, que visa a revisão da qualidade das relações étnico-raciais no Brasil e África. Após selecionados autores e obras das Literaturas Africanas Infanto-juvenil, com a inclusão de apresentações de leituras analíticas dos textos literários, aplicados na sala de aula do PROFLETRAS. Serão abordadas algumas características comuns à sua gênese bem como vários temas que as norteiam de modo transversal, demonstrando-se, todavia, particularidades do contexto específico de cada uma delas e destacando-se certos autores e textos, considerados mais relevantes. Para a sua realização se faz necessária uma pesquisa de sondagem bibliográfica, tendo em vista situar-nos nas diretrizes teórico metodológicas que dizem respeito aos estudos literários em questão. Nessa perspectiva, nos reportaremos aos estudos das literaturas africanas infanto-juvenis: Coelho (2010), Zilberman (1982), Oliveira (2009; 2010; 2014; 2016), Gregorin Filho (2014), Secco (2007), khède (1990), Ribeiro (1999), entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06: Literaturas Africanas e Afro-brasileira Infanto-juvenil: afirmação identitária negra"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTO-JUVENIL, LEI 10.639/03, MOÇAMBIQUE, PROFLETRAS, PROFLETRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA6_ID273_22072018224656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILDA ALVES BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSILDA"
    "autor_email" => "rosildaalvesuepb@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45473
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 117
    "inscrito_id" => 273
    "titulo" => "“CONTOS DE MOÇAMBIQUE”: LITERATURA AFRICANA INFANTO-JUVENIL E AÇÕES AFIRMATIVAS NO PROFLETRAS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as produções literárias infanto-juvenis publicadas pela Editora Kapulana no Brasil, especificamente a partir de 2015, da série “Contos de Moçambique”, criada por meio de um projeto de colaboração entre a “Escola Portuguesa de Moçambique” e a “Fundació Contes pel Món”, de Barcelona, Espanha. A partir do projeto de pesquisa sobre as Literaturas Africanas infanto-juvenil na lei 10.639/03, a série destaca os contos da tradição oral de Moçambique, sendo que para esse trabalho são utilizados cinco livros. A série abarca o universo literário de Moçambique, o que possibilitará um aprendizado sobre as produções e especificidades histórico-culturais e político-sociais desse país. Com esse projeto pretende-se apresentar as obras dos autores moçambicanos da produção infanto-juvenil na contemporaneidade, assim como possibilitar as discussões em torno das disparidades raciais, questões sociais e problematização acerca de estereótipos que somente apresentam uma única história a respeito desse tipo de publicação. A leitura do texto literário moçambicano representa uma ação afirmativa, que visa a revisão da qualidade das relações étnico-raciais no Brasil e África. Após selecionados autores e obras das Literaturas Africanas Infanto-juvenil, com a inclusão de apresentações de leituras analíticas dos textos literários, aplicados na sala de aula do PROFLETRAS. Serão abordadas algumas características comuns à sua gênese bem como vários temas que as norteiam de modo transversal, demonstrando-se, todavia, particularidades do contexto específico de cada uma delas e destacando-se certos autores e textos, considerados mais relevantes. Para a sua realização se faz necessária uma pesquisa de sondagem bibliográfica, tendo em vista situar-nos nas diretrizes teórico metodológicas que dizem respeito aos estudos literários em questão. Nessa perspectiva, nos reportaremos aos estudos das literaturas africanas infanto-juvenis: Coelho (2010), Zilberman (1982), Oliveira (2009; 2010; 2014; 2016), Gregorin Filho (2014), Secco (2007), khède (1990), Ribeiro (1999), entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06: Literaturas Africanas e Afro-brasileira Infanto-juvenil: afirmação identitária negra"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTO-JUVENIL, LEI 10.639/03, MOÇAMBIQUE, PROFLETRAS, PROFLETRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA6_ID273_22072018224656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILDA ALVES BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSILDA"
    "autor_email" => "rosildaalvesuepb@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as produções literárias infanto-juvenis publicadas pela Editora Kapulana no Brasil, especificamente a partir de 2015, da série “Contos de Moçambique”, criada por meio de um projeto de colaboração entre a “Escola Portuguesa de Moçambique” e a “Fundació Contes pel Món”, de Barcelona, Espanha. A partir do projeto de pesquisa sobre as Literaturas Africanas infanto-juvenil na lei 10.639/03, a série destaca os contos da tradição oral de Moçambique, sendo que para esse trabalho são utilizados cinco livros. A série abarca o universo literário de Moçambique, o que possibilitará um aprendizado sobre as produções e especificidades histórico-culturais e político-sociais desse país. Com esse projeto pretende-se apresentar as obras dos autores moçambicanos da produção infanto-juvenil na contemporaneidade, assim como possibilitar as discussões em torno das disparidades raciais, questões sociais e problematização acerca de estereótipos que somente apresentam uma única história a respeito desse tipo de publicação. A leitura do texto literário moçambicano representa uma ação afirmativa, que visa a revisão da qualidade das relações étnico-raciais no Brasil e África. Após selecionados autores e obras das Literaturas Africanas Infanto-juvenil, com a inclusão de apresentações de leituras analíticas dos textos literários, aplicados na sala de aula do PROFLETRAS. Serão abordadas algumas características comuns à sua gênese bem como vários temas que as norteiam de modo transversal, demonstrando-se, todavia, particularidades do contexto específico de cada uma delas e destacando-se certos autores e textos, considerados mais relevantes. Para a sua realização se faz necessária uma pesquisa de sondagem bibliográfica, tendo em vista situar-nos nas diretrizes teórico metodológicas que dizem respeito aos estudos literários em questão. Nessa perspectiva, nos reportaremos aos estudos das literaturas africanas infanto-juvenis: Coelho (2010), Zilberman (1982), Oliveira (2009; 2010; 2014; 2016), Gregorin Filho (2014), Secco (2007), khède (1990), Ribeiro (1999), entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.