A obra eternizada como um clássico da literatura internacional do francês Antoine de Saint-Exupéry, ‘O Pequeno Príncipe’, traz consigo diversas contribuições para o trabalho em sala de aula de qualquer etapa de ensino, desde as introduções a cultura escolar na Educação Infantil até as densas discussões no Ensino Superior. Por isso, buscar refletir como trabalhar didaticamente com a história dentro da sala de aula se torna ponto fulcral para o êxito de uma prática com a literatura proveitosa em todos os aspectos. Nessa perspectiva, as contribuições de Vygotsky para o trabalho pedagógico podem se constituir como uma firme base para o trabalho com a obra. Assim, nosso objetivo é apresentar uma proposta pedagógica para os anos iniciais do Ensino Fundamental, com base nas principais ideias de Vygotsky para o uso de ‘O Pequeno Príncipe’ nas salas de aula fazendo relações com os conteúdos do nível de ensino e as contribuições da literatura para o alunado. O trabalho se fundamenta em uma discussão bibliográfica e, metodologicamente, se constitui como um relato de experiência do processo de planejamento docente. As principais contribuições observadas na construção da proposta de ensino são os diálogos entre o cotidiano dos alunos e a obra literária, as discussões transversais entre o texto literário e os conteúdos curriculares propostos para a etapa de escolarização e a degustação da literatura por parte dos alunos, ampliando assim seu repertório de literatura. Deste modo, compreendemos a importância de propostas bem fundamentadas, concisas e claras o trabalho com literatura em sala de aula.