A DEMOCRACIA CANTADA POR MARÍA ELENA WALSH EM AULAS DE ELE
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45232 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 298 "inscrito_id" => 635 "titulo" => "A DEMOCRACIA CANTADA POR MARÍA ELENA WALSH EM AULAS DE ELE" "resumo" => "A poesia canção é uma grande ferramenta de conhecimento para o ensino e o autoconhecimento, uma vez que a partir da sua leitura podemos refletir sobre o mundo ao nosso redor. De acordo com vários pesquisadores, em geral, a presença da literatura em aulas de língua estrangeira é limitada e, muitas vezes inexistente. É importante ressaltar que isso também ocorre no ensino da língua materna, segundo alguns estudiosos. Por isso, sentimos a necessidade de abordar esta temática, considerando que os poemas canções possibilitam a prática do pensamento crítico, e podem facilitar a compreensão de elementos históricos e culturais. Para realizar este trabalho, escolhemos analisar e elaborar uma proposta didática com o poema canção “Como a Cigarra”, de María Elena Walsh, o qual se tornou o hino de muitos exilados argentinos durante a última ditadura na Argentina. Inicialmente, apresentaremos a biografia de Walsh, as características de seus poemas canções para adultos e o seu contexto histórico. A seguir, discutimos algumas questões sobre o ensino de literatura e a história latino-americana nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), analisamos o poema o poema canção “Como a cigarra” e propomos uma sequência didática para ser aplicada em aulas de língua espanhola no Ensino Médio. O objetivo principal deste estudo é promover a leitura literária e a divulgação de importantes acontecimentos históricos ocorridos no nosso continente nas aulas de ELE. Também objetivamos identificar e mostrar o papel de María Elena Walsh e sua canção “Como a cigarra” na luta pela democracia na Argentina. Outra meta do nosso trabalho é a divulgação da produção de Walsh para o público adulto em nosso país. Nosso suporte teórico está baseado em NASCIMENTO: TROUCHE (2008), ALMARÁ (2011), ZANI (2015), GONZÁLEZ (2015), entre outros. Esperamos contribuir com o ensino de ELE a partir de nossa proposta didática, provocando reflexões sobre as possibilidades de abordagem dos poemas canções e sua relação com a história latino-americana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas" "palavra_chave" => "POEMA CANçãO, PROPOSTA DIDáTICA, ENSINO DE ELE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA9_ID635_06082018231215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA CECILIA ALVES" "autor_nome_curto" => "ANNA CECILIA ALVES" "autor_email" => "aninha.cecilia@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45232 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 298 "inscrito_id" => 635 "titulo" => "A DEMOCRACIA CANTADA POR MARÍA ELENA WALSH EM AULAS DE ELE" "resumo" => "A poesia canção é uma grande ferramenta de conhecimento para o ensino e o autoconhecimento, uma vez que a partir da sua leitura podemos refletir sobre o mundo ao nosso redor. De acordo com vários pesquisadores, em geral, a presença da literatura em aulas de língua estrangeira é limitada e, muitas vezes inexistente. É importante ressaltar que isso também ocorre no ensino da língua materna, segundo alguns estudiosos. Por isso, sentimos a necessidade de abordar esta temática, considerando que os poemas canções possibilitam a prática do pensamento crítico, e podem facilitar a compreensão de elementos históricos e culturais. Para realizar este trabalho, escolhemos analisar e elaborar uma proposta didática com o poema canção “Como a Cigarra”, de María Elena Walsh, o qual se tornou o hino de muitos exilados argentinos durante a última ditadura na Argentina. Inicialmente, apresentaremos a biografia de Walsh, as características de seus poemas canções para adultos e o seu contexto histórico. A seguir, discutimos algumas questões sobre o ensino de literatura e a história latino-americana nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), analisamos o poema o poema canção “Como a cigarra” e propomos uma sequência didática para ser aplicada em aulas de língua espanhola no Ensino Médio. O objetivo principal deste estudo é promover a leitura literária e a divulgação de importantes acontecimentos históricos ocorridos no nosso continente nas aulas de ELE. Também objetivamos identificar e mostrar o papel de María Elena Walsh e sua canção “Como a cigarra” na luta pela democracia na Argentina. Outra meta do nosso trabalho é a divulgação da produção de Walsh para o público adulto em nosso país. Nosso suporte teórico está baseado em NASCIMENTO: TROUCHE (2008), ALMARÁ (2011), ZANI (2015), GONZÁLEZ (2015), entre outros. Esperamos contribuir com o ensino de ELE a partir de nossa proposta didática, provocando reflexões sobre as possibilidades de abordagem dos poemas canções e sua relação com a história latino-americana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas" "palavra_chave" => "POEMA CANçãO, PROPOSTA DIDáTICA, ENSINO DE ELE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA9_ID635_06082018231215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA CECILIA ALVES" "autor_nome_curto" => "ANNA CECILIA ALVES" "autor_email" => "aninha.cecilia@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }