CHOQUE ENTRE CULTURA DESENVOLVIMENTISTA E CULTURA TRADICIONAL: O CASO DO POVOADO MANGA - MA E OS VÁRIOS IMPACTOS PROTAGONIZADOS PELA CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA CACHOEIRA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 412 "titulo" => "CHOQUE ENTRE CULTURA DESENVOLVIMENTISTA E CULTURA TRADICIONAL: O CASO DO POVOADO MANGA - MA E OS VÁRIOS IMPACTOS PROTAGONIZADOS PELA CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA CACHOEIRA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo, compreender o choque entre cultura desenvolvimentista e cultura tradicional, no povoado Manga-Maranhão. Para tanto, faz-se uma digressão investigativa ao passado, permitindo compreender os desafios que se colocam na sociedade contemporânea. Para seu desenvolvimento, optamos pela pesquisa bibliográfica, tomando por base o método histórico, e, sobretudo, a pesquisa empírica. Para isso a pesquisa de campo foi indispensável, articulando-se com as bibliografias estudadas, fizemos duas visitas ao povoado Manga-MA, para conhecermos sua cultura e seus valores e também como eles estão enfrentando a possível construção de uma Hidrelétrica Cachoeira. É preciso salientar que embora em fase embrionária de organização, há resistência, que se sustenta contra os argumentos desenvolvimentistas, a partir do papel da educação, e sua relação com a ameaça da construção da Hidrelétrica Cachoeira, pois a mesma está edificada na transmissão, circulação e apropriação do conhecimento educacional, face ao compartilhamento de pontos comuns e divergentes, sobretudo entre as relações com o rio, a natureza e a religião. Ou seja, a educação é instrumento importante para a preservação e revitalização dessas crenças religiosas e culturais. Com efeito, o sentimento de injustiça é que força a resistência do povoado Manga-MA, em movimento social para dialogar com o Estado, a fim de corrigir situações de iniquidade que acompanham historicamente cada grupo do país." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE" "palavra_chave" => "Educação, Cultura, Desenvolvimento, Meio ambiente" "idioma" => "Português" "arquivo" => "ccec41feda1cac3edbe78a293ce00681_412.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINARA ARAUJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "CINARA ARAUJO" "autor_email" => "cinarafletenema@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 412 "titulo" => "CHOQUE ENTRE CULTURA DESENVOLVIMENTISTA E CULTURA TRADICIONAL: O CASO DO POVOADO MANGA - MA E OS VÁRIOS IMPACTOS PROTAGONIZADOS PELA CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA CACHOEIRA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo, compreender o choque entre cultura desenvolvimentista e cultura tradicional, no povoado Manga-Maranhão. Para tanto, faz-se uma digressão investigativa ao passado, permitindo compreender os desafios que se colocam na sociedade contemporânea. Para seu desenvolvimento, optamos pela pesquisa bibliográfica, tomando por base o método histórico, e, sobretudo, a pesquisa empírica. Para isso a pesquisa de campo foi indispensável, articulando-se com as bibliografias estudadas, fizemos duas visitas ao povoado Manga-MA, para conhecermos sua cultura e seus valores e também como eles estão enfrentando a possível construção de uma Hidrelétrica Cachoeira. É preciso salientar que embora em fase embrionária de organização, há resistência, que se sustenta contra os argumentos desenvolvimentistas, a partir do papel da educação, e sua relação com a ameaça da construção da Hidrelétrica Cachoeira, pois a mesma está edificada na transmissão, circulação e apropriação do conhecimento educacional, face ao compartilhamento de pontos comuns e divergentes, sobretudo entre as relações com o rio, a natureza e a religião. Ou seja, a educação é instrumento importante para a preservação e revitalização dessas crenças religiosas e culturais. Com efeito, o sentimento de injustiça é que força a resistência do povoado Manga-MA, em movimento social para dialogar com o Estado, a fim de corrigir situações de iniquidade que acompanham historicamente cada grupo do país." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE" "palavra_chave" => "Educação, Cultura, Desenvolvimento, Meio ambiente" "idioma" => "Português" "arquivo" => "ccec41feda1cac3edbe78a293ce00681_412.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINARA ARAUJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "CINARA ARAUJO" "autor_email" => "cinarafletenema@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }