O USO DE TECNOLOGIAS COMO ALTERNATIVA DE ENSINO PARA A MATEMÁTICA: CONSTRUÇÃO GRÁFICA DE CURVAS PLANAS PARAMETRIZADAS NO WINPLOT
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45189 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 48 "inscrito_id" => 342 "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS COMO ALTERNATIVA DE ENSINO PARA A MATEMÁTICA: CONSTRUÇÃO GRÁFICA DE CURVAS PLANAS PARAMETRIZADAS NO WINPLOT" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante a aplicação do minicurso “Parametrizando Curvas Planas e Fazendo Gráficos Animados no Winplot”, realizado nas dependências do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira, durante a realização do VII Pluri Pesqueira. O publico alvo do minicurso foram os licenciando dos cursos de Matemática e Física do campus e professores da educação básica, a proposta consistia em familiariza o estudante com software Winplot e regata um pouco da rica história do estudo de cinco curvas famosas e importantes para a Matemática, Física e Engenharias. Embasados Eves (2004), Simmons (1988), Torres (1999) e Ferretto (2003) foram apresentadas, os aspectos históricos das curvas parametrizadas sendo elas: a ciclóide, a curva de Agnesi, a cissóide de Diócles, a astróide e o caracol de Pascal. Distribuímos para os participantes um material contento orientações para a parametrização das curvas planas e o passo a passo para a construção das curvas no Winplot. Devido às dificuldades de ensino da Matemática, ocorrem necessidades de novos métodos de ensino, a utilização dos recursos computacionais para o ensino e aprendizagem da matemática emerge como uma possibilidade de diminuir essas dificuldades. Durante o minicurso os estudantes se mostraram muito interessados com a manipulação do Winplot é sua possível aplicação de ensino na educação basca." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "PARAMETRIZAÇÃO, CURVAS PLANAS, WINPLOT, TECNOLOGIAS DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID342_17082018175723.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETTE MENDES LOPES" "autor_nome_curto" => "FRANCINETTE" "autor_email" => "francinettemendes04lopes@" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45189 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 48 "inscrito_id" => 342 "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS COMO ALTERNATIVA DE ENSINO PARA A MATEMÁTICA: CONSTRUÇÃO GRÁFICA DE CURVAS PLANAS PARAMETRIZADAS NO WINPLOT" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante a aplicação do minicurso “Parametrizando Curvas Planas e Fazendo Gráficos Animados no Winplot”, realizado nas dependências do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira, durante a realização do VII Pluri Pesqueira. O publico alvo do minicurso foram os licenciando dos cursos de Matemática e Física do campus e professores da educação básica, a proposta consistia em familiariza o estudante com software Winplot e regata um pouco da rica história do estudo de cinco curvas famosas e importantes para a Matemática, Física e Engenharias. Embasados Eves (2004), Simmons (1988), Torres (1999) e Ferretto (2003) foram apresentadas, os aspectos históricos das curvas parametrizadas sendo elas: a ciclóide, a curva de Agnesi, a cissóide de Diócles, a astróide e o caracol de Pascal. Distribuímos para os participantes um material contento orientações para a parametrização das curvas planas e o passo a passo para a construção das curvas no Winplot. Devido às dificuldades de ensino da Matemática, ocorrem necessidades de novos métodos de ensino, a utilização dos recursos computacionais para o ensino e aprendizagem da matemática emerge como uma possibilidade de diminuir essas dificuldades. Durante o minicurso os estudantes se mostraram muito interessados com a manipulação do Winplot é sua possível aplicação de ensino na educação basca." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "PARAMETRIZAÇÃO, CURVAS PLANAS, WINPLOT, TECNOLOGIAS DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID342_17082018175723.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETTE MENDES LOPES" "autor_nome_curto" => "FRANCINETTE" "autor_email" => "francinettemendes04lopes@" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }