Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

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O GEOGEBRA E O PROCESSO DE REPRESENTAÇÃO DE OBJETOS MATEMÁTICOS: RESIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DE ENSINO.

Palavra-chaves: GEOGEBRA, PROCESSO DE REPRESENTAÇÃP, OBJETOS MATEMÁTICOS, PRÁTICA DE ENSINO Comunicação Oral (CO) ET-07: Formação de Professores que ensinam Matemática Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do trabalho de conclusão de curso (TCC), apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e tecnologia da Paraíba (IFPB), do Curso de Licenciatura em Matemática. A presente pesquisa traz as seguintes inquietações: quais as potencialidades dos recursos computacionais para o processo de representação do conhecimento matemático? Como utiliza-los nas práticas de ensino? Especificamente com o software GeoGebra. Ferramenta potencial e auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Como perfil teórico, apresenta uma reflexão sobre a natureza do conhecimento matemático, a caracterização dos objetos matemáticos, os recursos computacionais e o processo de representação e sua importância para prática escolar. Faz-se uma breve apresentação do software GeoGebra e de suas características. Na busca de significância para o uso nas práticas de ensino foram apresentadas situações didáticas usando o GeoGebra, com imagens representadas pelo mesmo, com dinâmica gráfica, especificando as características de cada objeto em estudo. Para confrontar a nossa hipótese da importância do software para representação de objetos matemáticos, foi aplicado um questionário de pesquisa com discentes de uma turma do 1°Ano do Ensino Médio Integrado do IFPB. Os resultados indicam que os discentes consideraram importante o uso dessa ferramenta nas práticas escolares, visto que disponibiliza recursos essenciais para compreensão algébrica e geométrica de objetos matemáticos.

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