Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O USO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: APP INVENTOR COMO UM RECURSO DIDÁTICO-LÚDICO NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: APP INVENTOR, MATEMÁTICA PRÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Pôster (PO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45190
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 102
    "inscrito_id" => 271
    "titulo" => "O USO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: APP INVENTOR COMO UM RECURSO DIDÁTICO-LÚDICO NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => """
      O presente trabalho é uma proposta de aplicação de atividade, a ser futuramente realizada sob regência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com alunos da 1º série do Ensino Médio, por estudantes do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, situado na cidade de Pesqueira.\r\n
      Devido à grande defasagem que temos atualmente no ensino efetivo dos conteúdos matemáticos, buscamos desenvolver um trabalho através do qual, os estudantes possam compreender os assuntos abordados e conhecer pelo menos uma, dentre as inúmeras existentes, aplicações matemáticas, principalmente quando relacionamos a matemática com o eixo tecnológico.\r\n
      Espera-se que, com a realização deste trabalho, o público alvo obtenha ou desenvolva a habilidade de relacionar a matemática da sala de aula com a matemática utilizada de forma prática, presente em sua maioria, no seu cotidiano. No mais, atentamos para o despertar dos estudantes para o desenvolvimento de aplicativos que os auxiliem em seus estudos diários e em sua vida dentro e fora da instituição acadêmica escolar.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APP INVENTOR, MATEMÁTICA PRÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD4_SA3_ID271_30082018172216.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA BARBOSA DE MORAES"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA MORAES"
    "autor_email" => "nandamoraes2017.1@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45190
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 102
    "inscrito_id" => 271
    "titulo" => "O USO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: APP INVENTOR COMO UM RECURSO DIDÁTICO-LÚDICO NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => """
      O presente trabalho é uma proposta de aplicação de atividade, a ser futuramente realizada sob regência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com alunos da 1º série do Ensino Médio, por estudantes do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, situado na cidade de Pesqueira.\r\n
      Devido à grande defasagem que temos atualmente no ensino efetivo dos conteúdos matemáticos, buscamos desenvolver um trabalho através do qual, os estudantes possam compreender os assuntos abordados e conhecer pelo menos uma, dentre as inúmeras existentes, aplicações matemáticas, principalmente quando relacionamos a matemática com o eixo tecnológico.\r\n
      Espera-se que, com a realização deste trabalho, o público alvo obtenha ou desenvolva a habilidade de relacionar a matemática da sala de aula com a matemática utilizada de forma prática, presente em sua maioria, no seu cotidiano. No mais, atentamos para o despertar dos estudantes para o desenvolvimento de aplicativos que os auxiliem em seus estudos diários e em sua vida dentro e fora da instituição acadêmica escolar.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APP INVENTOR, MATEMÁTICA PRÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD4_SA3_ID271_30082018172216.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA BARBOSA DE MORAES"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA MORAES"
    "autor_email" => "nandamoraes2017.1@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

O presente trabalho é uma proposta de aplicação de atividade, a ser futuramente realizada sob regência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com alunos da 1º série do Ensino Médio, por estudantes do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, situado na cidade de Pesqueira. Devido à grande defasagem que temos atualmente no ensino efetivo dos conteúdos matemáticos, buscamos desenvolver um trabalho através do qual, os estudantes possam compreender os assuntos abordados e conhecer pelo menos uma, dentre as inúmeras existentes, aplicações matemáticas, principalmente quando relacionamos a matemática com o eixo tecnológico. Espera-se que, com a realização deste trabalho, o público alvo obtenha ou desenvolva a habilidade de relacionar a matemática da sala de aula com a matemática utilizada de forma prática, presente em sua maioria, no seu cotidiano. No mais, atentamos para o despertar dos estudantes para o desenvolvimento de aplicativos que os auxiliem em seus estudos diários e em sua vida dentro e fora da instituição acadêmica escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Adrielly Maria Leite Ferraz

    Que bom depois eu leio.

    19/05/2021 16:37:01
  • Adrielly Maria Leite Ferraz

    Que bom depois eu leio.

    19/05/2021 16:36:59
  • Adrielly Maria Leite Ferraz

    Que bom depois eu leio.

    19/05/2021 16:36:56

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.