Resumo: O presente artigo apresenta resultados referentes ao projeto de intervenção pedagógica intitulado LetraMat: leituras complementares e os jogos matemáticos. O objetivo geral do projeto foi desenvolvido no anexo da E. E. E. M Francisco Pessoa de Brito, localizado na zona rural do município de Araçagi – PB, Violeta com uma turma do 3º ano ‘’D’’ médio. O mesmo possibilitou um papel fundamental na construção do conhecimento, mostrando seu potencial significativo no decorrer das atividades. Apresenta resultados sobre a aprendizagem significativa através da leitura e de jogos matemáticos. O mesmo vem mostrar sobre a importância da interpretação de textos de Português e Matemática enfim, contribuindo na aprendizagem dos alunos nas aulas de Matemática, motivando os alunos nas aulas de matemática. Em seu desenvolvimento foram realizadas reuniões na sala de aula, para desenvolver as atividades propostas, orientando na realização das atividades propostas em sala de aula. Os trabalhos mostraram como podem ser criados de uma forma prática e didática em que os alunos se tornar criador, escritor juvenil propondo que são capazes de ir em busca de seus conhecimentos de forma simples e contextualizada. Assim, o mesmo conhece que a língua Portuguesa e a Matemática esta em cada cantinho da nossa sociedade.