A ABORDAGEM DO CONCEITO DE ÂNGULO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45130 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 260 "titulo" => "A ABORDAGEM DO CONCEITO DE ÂNGULO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Esta pesquisa teve por objetivo analisar a abordagem do conceito de ângulo presente em um livro didático do 8º ano do ensino fundamental, especialmente, os tipos de tarefas explorados. Nessa direção, optamos por utilizar como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático – TAD, produzida por Chevallard (1999). Conforme esse pesquisador, a TAD situa a Matemática, sobretudo, o estudo matemático no conjunto das atividades humanas e das instituições sociais. Para tanto, realizamos uma análise documental, com uma abordagem qualitativa, na qual, selecionamos um livro didático aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2017, sobretudo, o livro destinado ao professor. A decisão por realizar tal estudo deriva do papel desempenhado pelo livro didático ao ensino e à aprendizagem, sendo na maioria dos casos, o único recurso à prática pedagógica dos professores e também a única fonte de conhecimento aos estudantes. Então, identificamos os tipos de tarefas explorados no capítulo do livro dedicado ao estudo de ângulo. Os dados produzidos sinalizam que o livro didático, ou melhor, o capítulo relacionado ao conceito de ângulo, apresenta 209 itens, entre os quais o tipo de tarefa mais frequente é determinar a medida da abertura do ângulo de uma figura ou região, presente em 143 itens, o que corresponde a aproximadamente 68,4% do total de tarefas investigadas. A análise realizada indica que há uma forte tendência em explorar esse conceito por meio da medida da principal grandeza geométrica associada a ele, isto é, medida da abertura do ângulo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "ÂNGULO, LIVRO DIDÁTICO, TIPOS DE TAREFA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID260_16082018120727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRE PEREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ PEREIRA - UFPE" "autor_email" => "andre.pcosta@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45130 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 260 "titulo" => "A ABORDAGEM DO CONCEITO DE ÂNGULO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Esta pesquisa teve por objetivo analisar a abordagem do conceito de ângulo presente em um livro didático do 8º ano do ensino fundamental, especialmente, os tipos de tarefas explorados. Nessa direção, optamos por utilizar como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático – TAD, produzida por Chevallard (1999). Conforme esse pesquisador, a TAD situa a Matemática, sobretudo, o estudo matemático no conjunto das atividades humanas e das instituições sociais. Para tanto, realizamos uma análise documental, com uma abordagem qualitativa, na qual, selecionamos um livro didático aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2017, sobretudo, o livro destinado ao professor. A decisão por realizar tal estudo deriva do papel desempenhado pelo livro didático ao ensino e à aprendizagem, sendo na maioria dos casos, o único recurso à prática pedagógica dos professores e também a única fonte de conhecimento aos estudantes. Então, identificamos os tipos de tarefas explorados no capítulo do livro dedicado ao estudo de ângulo. Os dados produzidos sinalizam que o livro didático, ou melhor, o capítulo relacionado ao conceito de ângulo, apresenta 209 itens, entre os quais o tipo de tarefa mais frequente é determinar a medida da abertura do ângulo de uma figura ou região, presente em 143 itens, o que corresponde a aproximadamente 68,4% do total de tarefas investigadas. A análise realizada indica que há uma forte tendência em explorar esse conceito por meio da medida da principal grandeza geométrica associada a ele, isto é, medida da abertura do ângulo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "ÂNGULO, LIVRO DIDÁTICO, TIPOS DE TAREFA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID260_16082018120727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRE PEREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ PEREIRA - UFPE" "autor_email" => "andre.pcosta@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }