Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA SOLUÇÃO DE QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

Este relato de experiência descreve uma atividade realizada na Escola de referência em Ensino Médio José de Almeida Maciel (EREMJAM), localizada na cidade de Pesqueira-PE, numa turma de 3º ano do Ensino Médio. A metodologia de resolução de problemas foi utilizada como ferramenta para solucionar questões do ENEM, de concursos e vestibulares em geral nas mais diversas áreas do conhecimento matemático presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Baseamos nossas atividades nas teorias de resolução de problemas de Butts (1997) e Polya (2006), nas teorias psicológicas construtivistas de Vygotsky (1998), nas recomendações do PCN (2000) e nas orientações quanto à postura do professor de acordo com Onuchic (1999). Como estratégia de aplicação, tivemos no início a presença de um problema aberto para solução individual e logo depois, já nas atividades propostas, formação de grupos para que assim os estudantes desenvolvessem também competências individuais e coletivas. Durante a aplicação desta atividade foi possível perceber a empolgação com a atividade, com os problemas propostos e na busca por soluções compatíveis pelos estudantes. A nítida evolução na questão de compreensão de um problema, mudança de linguagem textual para matemática e as ideias mais coletivas foi um dos pontos altos da atividade, com depoimentos pessoais positivos acerca desse aspecto. Nós acreditamos que tanto devido às exigências da sociedade e das provas de seleção exteriores quanto às orientações presentes nos PCN, a metodologia de resolução de problemas é imprescindível que seja usada nas salas de aula em matemática para assim ajudar melhorar a compreensão dos discentes.

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