Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

Visualizações: 314
“VAMOS SOMAR?” TRABALHANDO ESTRATÉGIAS DE ADIÇÃO ATRAVÉS DO JOGO “FECHA A CAIXA” NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: USO DE JOGOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, RACIOCÍNIO LÓGICO Comunicação Oral (CO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

O presente artigo é fruto de um trabalho elaborado e desenvolvido com alunos do curso de Licenciatura em Matemática e estudantes de uma escola pública da rede municipal como projeto de extensão da disciplina de Laboratório do Ensino de Matemática (LEM). No qual visa discutir algumas experiências e conclusões obtidas ao decorrer dessa realização. Foi executada uma pesquisa com intervenção didática- pedagógica com uma turma de alunos do 7ºano do Ensino Fundamental. O objetivo principal desse deste estudo é investigar, analisar e diagnosticar a eficácia do jogo “Fechando a Caixa” como estratégia metodológica no ensino – aprendizagem das operações básicas da aritmética, neste caso, como tática de desenvolver habilidades em que cada aluno pudesse entender as operações de soma entre números naturais e desenvolver pensamentos lógicos sobre o jogo que envolve possibilidades e que leva os mesmos a perceber uma melhor estratégia para vencer. A atividade foi programada em momentos que atendeu o objetivo de cada etapa que foi desde os primeiros contatos de diagnose, a investigação e a intervenção, fazendo-se uso de uma tendência da Educação Matemática que foi bastante significativa nessa pesquisa, os jogos como ferramenta de ensino foi um elemento fundamental para mostrar aos discentes que a matemática vai além do que o padrão de conceitos e conteúdos que muitas vezes é exposto de forma singular, em especial o jogo utilizado demonstrou muitos pontos positivos para sanar boa parte das dificuldades encontradas nos sujeitos em questão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.