Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

Visualizações: 255
O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS PROFESSORES DA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

Este trabalho teve origem na pesquisa de graduação do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, intitulada de “O PERFIL DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS PARA TORNAR AS AULAS DE MATEMÁTICA MAIS ATRATIVAS”, desenvolvida por nós com o objetivo de traçar um perfil acerca da formação didática desses profissionais. Para tanto, aplicamos um questionário a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I da rede pública de Cajazeiras que também atuam com a disciplina de matemática foco da investigação desta pesquisa. Após levantamento bibliográfico, escolhemos como fontes de pesquisa principais os documentos norteadores da educação básica no Brasil: Lei de Bases e Diretrizes – LDB, Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs e Plano Nacional de Educação – PNE. Observamos que todos os participantes da pesquisa possuem alguma formação para professor, mas de outras áreas, alheias à matemática. A grande maioria deles possui pós-graduação, porém grande parte não utiliza os conhecimentos adquiridos na especialização em sala de aula. Concluímos apresentando algumas razões para essas deficiências, baseando-nos nos documentos norteadores supracitados, e dando alternativas para a formação continuada docente que promova a melhor capacitação matemática em vistas de minimizar a antipatia dos alunos para com a disciplina ao longo de sua jornada escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.