PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM EM EJA: UM OLHAR SOBRE O QUE DIZEM OS SUJEITOS DA EJA NO MUNICÍPIO DE SOLEDADE-PB
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44946 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 654 "inscrito_id" => 1281 "titulo" => "PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM EM EJA: UM OLHAR SOBRE O QUE DIZEM OS SUJEITOS DA EJA NO MUNICÍPIO DE SOLEDADE-PB" "resumo" => "Este estudo objetiva discutir as perspectivas e os desafios do processo ensino/aprendizagem apontados pelos sujeitos aluno, professor, gestor e coordenador municipal que atuam, na modalidade da EJA, do município de SOLEDADE-PB. Optamos pela pesquisa qualitativa com aplicação de entrevistas. Serviram-nos de aporte teórico os estudos de Paulo Freire (2005), Gouveia e Silva (2015), Guerra (2013) Lück (2011), Mayo (2004), Nascimento (2013), Soares (2005), entre outros. Além de outros documentos oficiais da EJA, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos. Os estudos revelaram que para conhecermos a problemática da EJA é necessário compreendermos, desde os motivos que desencadeiam a evasão escolar do aluno, o nível de formação do educador, qual é o tipo de materiais e recursos didáticos utilizados, enquanto prática pedagógica do processo ensino-aprendizagem, características do aluno da EJA, entre outros. Conclui-se, pois, que a EJA possui um público diferenciado da educação regular em, que as turmas são formadas por pessoas jovens, adultas e até idosos e, que para atender as necessidades básicas desse público é necessário à existência de políticas públicas educacionais especificas dessa modalidade de ensino. Acredita-se que diante do cumprimento dessas medidas a prática alfabetizadora da EJA certamente, seria realizada com mais empenho e dedicação, para que não haja a desmotivação do alunado e que estes possam fazer jus ao direito de não somente frequentar a sala de aula, mas de se tornar escolarizado e puder concluir os seus estudos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EJA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA15_ID1281_03082018211453.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "EDIVÂNIA" "autor_email" => "paula.edvania@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44946 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 654 "inscrito_id" => 1281 "titulo" => "PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM EM EJA: UM OLHAR SOBRE O QUE DIZEM OS SUJEITOS DA EJA NO MUNICÍPIO DE SOLEDADE-PB" "resumo" => "Este estudo objetiva discutir as perspectivas e os desafios do processo ensino/aprendizagem apontados pelos sujeitos aluno, professor, gestor e coordenador municipal que atuam, na modalidade da EJA, do município de SOLEDADE-PB. Optamos pela pesquisa qualitativa com aplicação de entrevistas. Serviram-nos de aporte teórico os estudos de Paulo Freire (2005), Gouveia e Silva (2015), Guerra (2013) Lück (2011), Mayo (2004), Nascimento (2013), Soares (2005), entre outros. Além de outros documentos oficiais da EJA, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos. Os estudos revelaram que para conhecermos a problemática da EJA é necessário compreendermos, desde os motivos que desencadeiam a evasão escolar do aluno, o nível de formação do educador, qual é o tipo de materiais e recursos didáticos utilizados, enquanto prática pedagógica do processo ensino-aprendizagem, características do aluno da EJA, entre outros. Conclui-se, pois, que a EJA possui um público diferenciado da educação regular em, que as turmas são formadas por pessoas jovens, adultas e até idosos e, que para atender as necessidades básicas desse público é necessário à existência de políticas públicas educacionais especificas dessa modalidade de ensino. Acredita-se que diante do cumprimento dessas medidas a prática alfabetizadora da EJA certamente, seria realizada com mais empenho e dedicação, para que não haja a desmotivação do alunado e que estes possam fazer jus ao direito de não somente frequentar a sala de aula, mas de se tornar escolarizado e puder concluir os seus estudos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EJA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA15_ID1281_03082018211453.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "EDIVÂNIA" "autor_email" => "paula.edvania@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }