Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DO CONCEITO DE PAISAGENS DE RISCO NA CIDADE DE JUAREZ TÁVORA – PB

Palavra-chaves: GEOGRAFIA DA SAÚDE, PAISAGENS DE RISCO, ANÁLISE DO DISCURSO Pôster (PO) GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO
0 of 0
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44840 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 888 "inscrito_id" => 1829 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DO CONCEITO DE PAISAGENS DE RISCO NA CIDADE DE JUAREZ TÁVORA – PB" "resumo" => "Este projeto tem o objetivo de promover o ensino de geografia da saúde a partir do conceito de paisagens de risco na cidade de Juarez Távora – PB, fundamentadas a partir da Análise do Discurso (AD) das políticas nacionais de saúde. Especificamente: discutir o conceito de paisagem de risco subsidiado pela geografia da saúde; analisar o discurso das políticas nacionais de saúde voltadas para a educação escolar; aplicar uma sequência didática voltada para o ensino de geografia da saúde e por fim, a produção de um texto dissertativo. A proposta é baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e se justifica por considerar a importância do ensino de geografia da saúde para a prevenção da saúde, materializando-se em uma sequência didática que proporcione a interação do aluno no contexto social. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, através do método observacional, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, através de pesquisa bibliográfica, entrevistas, questionários e pesquisa de campo. Mediante a análise dos dados, identificados o perfil dos alunos, serão propostas metodologias e estratégias didáticas que irão compor a sequência didática, produto final da execução do projeto. Dessa forma, espera-se que o projeto condicione ao professor de geografia: abordar a geografia da saúde, promovendo em âmbito escolar, a concepção de paisagem de risco, atribuindo criticidade às políticas nacionais de saúde e à prevenção a saúde.Este projeto tem o objetivo de promover o ensino de geografia da saúde a partir do conceito de paisagens de risco na cidade de Juarez Távora – PB, fundamentadas" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA DA SAÚDE, PAISAGENS DE RISCO, ANÁLISE DO DISCURSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA1_ID1829_11082018212930.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL CORREIA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ISABEL" "autor_email" => "isabel_ufcg@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44840 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 888 "inscrito_id" => 1829 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DO CONCEITO DE PAISAGENS DE RISCO NA CIDADE DE JUAREZ TÁVORA – PB" "resumo" => "Este projeto tem o objetivo de promover o ensino de geografia da saúde a partir do conceito de paisagens de risco na cidade de Juarez Távora – PB, fundamentadas a partir da Análise do Discurso (AD) das políticas nacionais de saúde. Especificamente: discutir o conceito de paisagem de risco subsidiado pela geografia da saúde; analisar o discurso das políticas nacionais de saúde voltadas para a educação escolar; aplicar uma sequência didática voltada para o ensino de geografia da saúde e por fim, a produção de um texto dissertativo. A proposta é baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e se justifica por considerar a importância do ensino de geografia da saúde para a prevenção da saúde, materializando-se em uma sequência didática que proporcione a interação do aluno no contexto social. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, através do método observacional, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, através de pesquisa bibliográfica, entrevistas, questionários e pesquisa de campo. Mediante a análise dos dados, identificados o perfil dos alunos, serão propostas metodologias e estratégias didáticas que irão compor a sequência didática, produto final da execução do projeto. Dessa forma, espera-se que o projeto condicione ao professor de geografia: abordar a geografia da saúde, promovendo em âmbito escolar, a concepção de paisagem de risco, atribuindo criticidade às políticas nacionais de saúde e à prevenção a saúde.Este projeto tem o objetivo de promover o ensino de geografia da saúde a partir do conceito de paisagens de risco na cidade de Juarez Távora – PB, fundamentadas" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA DA SAÚDE, PAISAGENS DE RISCO, ANÁLISE DO DISCURSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA1_ID1829_11082018212930.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL CORREIA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ISABEL" "autor_email" => "isabel_ufcg@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este projeto tem o objetivo de promover o ensino de geografia da saúde a partir do conceito de paisagens de risco na cidade de Juarez Távora – PB, fundamentadas a partir da Análise do Discurso (AD) das políticas nacionais de saúde. Especificamente: discutir o conceito de paisagem de risco subsidiado pela geografia da saúde; analisar o discurso das políticas nacionais de saúde voltadas para a educação escolar; aplicar uma sequência didática voltada para o ensino de geografia da saúde e por fim, a produção de um texto dissertativo. A proposta é baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e se justifica por considerar a importância do ensino de geografia da saúde para a prevenção da saúde, materializando-se em uma sequência didática que proporcione a interação do aluno no contexto social. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, através do método observacional, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, através de pesquisa bibliográfica, entrevistas, questionários e pesquisa de campo. Mediante a análise dos dados, identificados o perfil dos alunos, serão propostas metodologias e estratégias didáticas que irão compor a sequência didática, produto final da execução do projeto. Dessa forma, espera-se que o projeto condicione ao professor de geografia: abordar a geografia da saúde, promovendo em âmbito escolar, a concepção de paisagem de risco, atribuindo criticidade às políticas nacionais de saúde e à prevenção a saúde.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.