AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE NA COLETA SELETIVA JUNTO COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44350 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 551 "inscrito_id" => 1404 "titulo" => "AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE NA COLETA SELETIVA JUNTO COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "A coleta seletiva do lixo escolar é caracterizada como uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental, pois a educação ambiental não se resume a um conceito, mas a um processo que envolve a formação de um cidadão justo e responsável por suas ações. Esse trabalho teve como objetivo desenvolver uma pesquisa e abordar a coleta seletiva nas escolas como meio de conscientização, incentivo e apoio na adesão ao processo de coleta, além de identificar o nível de conhecimento de alunos do ensino médio de uma escola pública no município de Campina Grande no estado da Paraíba, visando à conscientização ambiental quanto aos resíduos sólidos. A amostragem foi constituída por 100 alunos do ensino médio nas séries 1º, 2º e 3º anos, onde se aplicou o questionário composto por cinco questões, os alunos deveriam escolher a opção “sim” ou “não” de acordo com seu grau de conhecimento em relação à coleta seletiva do lixo. Apesar da maioria dos participantes terem conhecimento do tema abordado e maioria deles não realizarem coleta seletiva no seu ambiente domiciliar, 75% do total dos entrevistados afirmaram que a separação dos resíduos de forma correta pode contribuir de maneira positiva para conservação do meio ambiente. De acordo com o questionário aplicado com os alunos de ensino médio é possível perceber a falta de informação sobre temas como: as questões ambientais, coleta seletiva, desequilíbrios climáticos, entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "LIXO, CONSCIENTIZAÇÃO, ENSINO MÉDIO, PRESERVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA1_ID1404_02082018214127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEWTON CARLOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "NEWTON" "autor_email" => "newtonquimicoindustrial@g" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44350 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 551 "inscrito_id" => 1404 "titulo" => "AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE NA COLETA SELETIVA JUNTO COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "A coleta seletiva do lixo escolar é caracterizada como uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental, pois a educação ambiental não se resume a um conceito, mas a um processo que envolve a formação de um cidadão justo e responsável por suas ações. Esse trabalho teve como objetivo desenvolver uma pesquisa e abordar a coleta seletiva nas escolas como meio de conscientização, incentivo e apoio na adesão ao processo de coleta, além de identificar o nível de conhecimento de alunos do ensino médio de uma escola pública no município de Campina Grande no estado da Paraíba, visando à conscientização ambiental quanto aos resíduos sólidos. A amostragem foi constituída por 100 alunos do ensino médio nas séries 1º, 2º e 3º anos, onde se aplicou o questionário composto por cinco questões, os alunos deveriam escolher a opção “sim” ou “não” de acordo com seu grau de conhecimento em relação à coleta seletiva do lixo. Apesar da maioria dos participantes terem conhecimento do tema abordado e maioria deles não realizarem coleta seletiva no seu ambiente domiciliar, 75% do total dos entrevistados afirmaram que a separação dos resíduos de forma correta pode contribuir de maneira positiva para conservação do meio ambiente. De acordo com o questionário aplicado com os alunos de ensino médio é possível perceber a falta de informação sobre temas como: as questões ambientais, coleta seletiva, desequilíbrios climáticos, entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "LIXO, CONSCIENTIZAÇÃO, ENSINO MÉDIO, PRESERVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA1_ID1404_02082018214127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEWTON CARLOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "NEWTON" "autor_email" => "newtonquimicoindustrial@g" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }