A coleta seletiva do lixo escolar é caracterizada como uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental, pois a educação ambiental não se resume a um conceito, mas a um processo que envolve a formação de um cidadão justo e responsável por suas ações. Esse trabalho teve como objetivo desenvolver uma pesquisa e abordar a coleta seletiva nas escolas como meio de conscientização, incentivo e apoio na adesão ao processo de coleta, além de identificar o nível de conhecimento de alunos do ensino médio de uma escola pública no município de Campina Grande no estado da Paraíba, visando à conscientização ambiental quanto aos resíduos sólidos. A amostragem foi constituída por 100 alunos do ensino médio nas séries 1º, 2º e 3º anos, onde se aplicou o questionário composto por cinco questões, os alunos deveriam escolher a opção “sim” ou “não” de acordo com seu grau de conhecimento em relação à coleta seletiva do lixo. Apesar da maioria dos participantes terem conhecimento do tema abordado e maioria deles não realizarem coleta seletiva no seu ambiente domiciliar, 75% do total dos entrevistados afirmaram que a separação dos resíduos de forma correta pode contribuir de maneira positiva para conservação do meio ambiente. De acordo com o questionário aplicado com os alunos de ensino médio é possível perceber a falta de informação sobre temas como: as questões ambientais, coleta seletiva, desequilíbrios climáticos, entre outros.