O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a importância do lúdico como ferramenta metodológica no processo de ensino aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. Para a realização deste trabalho foi necessário buscar saberes que pudessem oferecer respostas para a seguinte indagação: De que modo prático o emprego de atividades lúdicas podem ser apresentadas nas aulas de espanhol? A busca por tentar entender tal questionamento, nos levou a encontrar caminhos que podem ser trilhados pelos professores que utilizam esta metodologia de forma prática e inovadora em sala. A partir de uma pesquisa bibliográfica será contextualizado o significado do termo "lúdico", juntamente com a importância da atividade lúdica, conseguinte, faremos uma breve retomada da sua evolução através do tempos remotos até a atualidade, considerando seus nuances dentro do âmbito escolar, posteriormente será feito um resgate do contexto sócio histórico dando ênfase ao lúdico nas aulas de espanhol. Para tanto, foram utilizados como aportes teóricos: Morin (2001), Piaget(1998), Vygotsky (1984), Huizinga (1996), entre outros, estes, apresentam estudos de grande relevância sobre esta temática, proporcionando uma leitura significativa sobre a utilização dos jogos na educação. A ludicidade é algo presente no ser humano desde a infância, e através de tal ação, as crianças e adolescentes além se divertirem, também se desenvolvem como sujeitos.