O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS: UM RESGATE HISTÓRICO SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS E A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO AO ENSINO BÁSICO NOS DIAS DE HOJE.
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44833 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 81 "titulo" => "O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS: UM RESGATE HISTÓRICO SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS E A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO AO ENSINO BÁSICO NOS DIAS DE HOJE." "resumo" => "Este artigo teve como enfoque apanhar um resgate histórico dos surdos e explicitar a importância da língua de sinais na luta de toda a comunidade ao acesso a educação básica. Para realização desse trabalho utilizou-se o método qualitativo, através de uma pesquisa exploratória, descritiva e explicativa. Utilizou os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico e análise de exemplos que estimulem a compreensão. Buscamos nos textos de GESSER (2012), PERLIN e STROBEL (2006) e nas Leis de LIBRAS (2002) e na LBI (2015) responder ao questionamento norteador da pesquisa, como se podem incluir os surdos de maneira adequada ao ensino básico e atrelado a isso, conhecer como se deu ao decorrer dos anos a conquista por parte deles ao seu direito e reconhecimento de comunicação, a língua de sinais. Portanto a pesquisa tornou-se essencial para o aprimoramento e importância da inclusão da LIBRAS em sala de aula, contribuindo para o ensino e aprendizagem do surdo em âmbito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "LIBRAS, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD2_SA7_ID81_14052018161752.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS ANTÔNIO RIBEIRO CARDOSO" "autor_nome_curto" => "LUCAS CARDOSO" "autor_email" => "lucascardoso18@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44833 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 81 "titulo" => "O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS: UM RESGATE HISTÓRICO SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS E A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO AO ENSINO BÁSICO NOS DIAS DE HOJE." "resumo" => "Este artigo teve como enfoque apanhar um resgate histórico dos surdos e explicitar a importância da língua de sinais na luta de toda a comunidade ao acesso a educação básica. Para realização desse trabalho utilizou-se o método qualitativo, através de uma pesquisa exploratória, descritiva e explicativa. Utilizou os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico e análise de exemplos que estimulem a compreensão. Buscamos nos textos de GESSER (2012), PERLIN e STROBEL (2006) e nas Leis de LIBRAS (2002) e na LBI (2015) responder ao questionamento norteador da pesquisa, como se podem incluir os surdos de maneira adequada ao ensino básico e atrelado a isso, conhecer como se deu ao decorrer dos anos a conquista por parte deles ao seu direito e reconhecimento de comunicação, a língua de sinais. Portanto a pesquisa tornou-se essencial para o aprimoramento e importância da inclusão da LIBRAS em sala de aula, contribuindo para o ensino e aprendizagem do surdo em âmbito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "LIBRAS, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD2_SA7_ID81_14052018161752.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS ANTÔNIO RIBEIRO CARDOSO" "autor_nome_curto" => "LUCAS CARDOSO" "autor_email" => "lucascardoso18@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }