Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

JOGOS MATEMÁTICOS COM IDOSOS(AS): SABERES LEMBRADOS, MEMÓRIA ESTIMULADA

Palavra-chaves: JOGO MATEMÁTICO, IDOSOS(AS), MEMÓRIA, RACIOCÍNIO, RACIOCÍNIO Comunicação Oral (CO) GT-10 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44753
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 390
    "inscrito_id" => 1810
    "titulo" => """
      JOGOS MATEMÁTICOS COM IDOSOS(AS): SABERES\r\n
      LEMBRADOS, MEMÓRIA ESTIMULADA
      """
    "resumo" => """
      Este artigo apresenta um relato de experiência didático-pedagógica realizada numa\r\n
      oficina com aplicação do jogo matemático “Caça Números” vivenciada numa turma de educandos\r\n
      idosos(as) da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA-UEPB), Campina Grande-PB. A\r\n
      proposta surgiu da reivindicação dos próprios educandos(as) com desejo de acessar tarefas\r\n
      educativas de estímulo à memória ao revelarem que a Matemática utilizada de forma lúdica com\r\n
      jogos, estimula o pensamento, o raciocínio e a atenção. Com esta atividade individual buscou-se\r\n
      atender o interesse dos participantes, não apenas para estimularem a memória, mas oportunizar o\r\n
      compartilhamento de seus saberes matemáticos individuais em pequenos grupos, a inclusão em\r\n
      atividades de aprendizagens continuada, além de refletir a viabilidade do jogo matemático no\r\n
      desenvolvimento das funções cognitivas nesta faixa etária. As contribuições dos autores que\r\n
      discutem a longevidade, inclusão de idosos(as), socialização, interdisciplinaridade, jogos\r\n
      matemáticos e suas competências, fundamentaram esta discussão teórica com abordagem\r\n
      metodológica bibliográfica, descritiva e discussão interpretativa da Inclusão de idosos(as). Os\r\n
      resultados revelam que, durante a aplicação do “Jogo Caça Números” os participantes estimularam\r\n
      o raciocínio à medida que resolviam as questões solicitadas, demonstrando atitudes de\r\n
      concentração individual, também, entre pares e grupos ao discutirem buscas numéricas e ao\r\n
      compartilharem resultados em momentos de interação, aprendizagem e socialização.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO"
    "palavra_chave" => "JOGO MATEMÁTICO, IDOSOS(AS), MEMÓRIA, RACIOCÍNIO, RACIOCÍNIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA12_ID1810_30072018133046.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CALDAS DE FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA"
    "autor_email" => "fatimaufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44753
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 390
    "inscrito_id" => 1810
    "titulo" => """
      JOGOS MATEMÁTICOS COM IDOSOS(AS): SABERES\r\n
      LEMBRADOS, MEMÓRIA ESTIMULADA
      """
    "resumo" => """
      Este artigo apresenta um relato de experiência didático-pedagógica realizada numa\r\n
      oficina com aplicação do jogo matemático “Caça Números” vivenciada numa turma de educandos\r\n
      idosos(as) da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA-UEPB), Campina Grande-PB. A\r\n
      proposta surgiu da reivindicação dos próprios educandos(as) com desejo de acessar tarefas\r\n
      educativas de estímulo à memória ao revelarem que a Matemática utilizada de forma lúdica com\r\n
      jogos, estimula o pensamento, o raciocínio e a atenção. Com esta atividade individual buscou-se\r\n
      atender o interesse dos participantes, não apenas para estimularem a memória, mas oportunizar o\r\n
      compartilhamento de seus saberes matemáticos individuais em pequenos grupos, a inclusão em\r\n
      atividades de aprendizagens continuada, além de refletir a viabilidade do jogo matemático no\r\n
      desenvolvimento das funções cognitivas nesta faixa etária. As contribuições dos autores que\r\n
      discutem a longevidade, inclusão de idosos(as), socialização, interdisciplinaridade, jogos\r\n
      matemáticos e suas competências, fundamentaram esta discussão teórica com abordagem\r\n
      metodológica bibliográfica, descritiva e discussão interpretativa da Inclusão de idosos(as). Os\r\n
      resultados revelam que, durante a aplicação do “Jogo Caça Números” os participantes estimularam\r\n
      o raciocínio à medida que resolviam as questões solicitadas, demonstrando atitudes de\r\n
      concentração individual, também, entre pares e grupos ao discutirem buscas numéricas e ao\r\n
      compartilharem resultados em momentos de interação, aprendizagem e socialização.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO"
    "palavra_chave" => "JOGO MATEMÁTICO, IDOSOS(AS), MEMÓRIA, RACIOCÍNIO, RACIOCÍNIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA12_ID1810_30072018133046.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CALDAS DE FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA"
    "autor_email" => "fatimaufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência didático-pedagógica realizada numa oficina com aplicação do jogo matemático “Caça Números” vivenciada numa turma de educandos idosos(as) da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA-UEPB), Campina Grande-PB. A proposta surgiu da reivindicação dos próprios educandos(as) com desejo de acessar tarefas educativas de estímulo à memória ao revelarem que a Matemática utilizada de forma lúdica com jogos, estimula o pensamento, o raciocínio e a atenção. Com esta atividade individual buscou-se atender o interesse dos participantes, não apenas para estimularem a memória, mas oportunizar o compartilhamento de seus saberes matemáticos individuais em pequenos grupos, a inclusão em atividades de aprendizagens continuada, além de refletir a viabilidade do jogo matemático no desenvolvimento das funções cognitivas nesta faixa etária. As contribuições dos autores que discutem a longevidade, inclusão de idosos(as), socialização, interdisciplinaridade, jogos matemáticos e suas competências, fundamentaram esta discussão teórica com abordagem metodológica bibliográfica, descritiva e discussão interpretativa da Inclusão de idosos(as). Os resultados revelam que, durante a aplicação do “Jogo Caça Números” os participantes estimularam o raciocínio à medida que resolviam as questões solicitadas, demonstrando atitudes de concentração individual, também, entre pares e grupos ao discutirem buscas numéricas e ao compartilharem resultados em momentos de interação, aprendizagem e socialização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.