JOGOS MATEMÁTICOS COM IDOSOS(AS): SABERES
LEMBRADOS, MEMÓRIA ESTIMULADA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44753 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 390 "inscrito_id" => 1810 "titulo" => """ JOGOS MATEMÁTICOS COM IDOSOS(AS): SABERES\r\n LEMBRADOS, MEMÓRIA ESTIMULADA """ "resumo" => """ Este artigo apresenta um relato de experiência didático-pedagógica realizada numa\r\n oficina com aplicação do jogo matemático “Caça Números” vivenciada numa turma de educandos\r\n idosos(as) da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA-UEPB), Campina Grande-PB. A\r\n proposta surgiu da reivindicação dos próprios educandos(as) com desejo de acessar tarefas\r\n educativas de estímulo à memória ao revelarem que a Matemática utilizada de forma lúdica com\r\n jogos, estimula o pensamento, o raciocínio e a atenção. Com esta atividade individual buscou-se\r\n atender o interesse dos participantes, não apenas para estimularem a memória, mas oportunizar o\r\n compartilhamento de seus saberes matemáticos individuais em pequenos grupos, a inclusão em\r\n atividades de aprendizagens continuada, além de refletir a viabilidade do jogo matemático no\r\n desenvolvimento das funções cognitivas nesta faixa etária. As contribuições dos autores que\r\n discutem a longevidade, inclusão de idosos(as), socialização, interdisciplinaridade, jogos\r\n matemáticos e suas competências, fundamentaram esta discussão teórica com abordagem\r\n metodológica bibliográfica, descritiva e discussão interpretativa da Inclusão de idosos(as). Os\r\n resultados revelam que, durante a aplicação do “Jogo Caça Números” os participantes estimularam\r\n o raciocínio à medida que resolviam as questões solicitadas, demonstrando atitudes de\r\n concentração individual, também, entre pares e grupos ao discutirem buscas numéricas e ao\r\n compartilharem resultados em momentos de interação, aprendizagem e socialização. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO" "palavra_chave" => "JOGO MATEMÁTICO, IDOSOS(AS), MEMÓRIA, RACIOCÍNIO, RACIOCÍNIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA12_ID1810_30072018133046.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CALDAS DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA" "autor_email" => "fatimaufcg@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44753 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 390 "inscrito_id" => 1810 "titulo" => """ JOGOS MATEMÁTICOS COM IDOSOS(AS): SABERES\r\n LEMBRADOS, MEMÓRIA ESTIMULADA """ "resumo" => """ Este artigo apresenta um relato de experiência didático-pedagógica realizada numa\r\n oficina com aplicação do jogo matemático “Caça Números” vivenciada numa turma de educandos\r\n idosos(as) da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA-UEPB), Campina Grande-PB. A\r\n proposta surgiu da reivindicação dos próprios educandos(as) com desejo de acessar tarefas\r\n educativas de estímulo à memória ao revelarem que a Matemática utilizada de forma lúdica com\r\n jogos, estimula o pensamento, o raciocínio e a atenção. Com esta atividade individual buscou-se\r\n atender o interesse dos participantes, não apenas para estimularem a memória, mas oportunizar o\r\n compartilhamento de seus saberes matemáticos individuais em pequenos grupos, a inclusão em\r\n atividades de aprendizagens continuada, além de refletir a viabilidade do jogo matemático no\r\n desenvolvimento das funções cognitivas nesta faixa etária. As contribuições dos autores que\r\n discutem a longevidade, inclusão de idosos(as), socialização, interdisciplinaridade, jogos\r\n matemáticos e suas competências, fundamentaram esta discussão teórica com abordagem\r\n metodológica bibliográfica, descritiva e discussão interpretativa da Inclusão de idosos(as). Os\r\n resultados revelam que, durante a aplicação do “Jogo Caça Números” os participantes estimularam\r\n o raciocínio à medida que resolviam as questões solicitadas, demonstrando atitudes de\r\n concentração individual, também, entre pares e grupos ao discutirem buscas numéricas e ao\r\n compartilharem resultados em momentos de interação, aprendizagem e socialização. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO" "palavra_chave" => "JOGO MATEMÁTICO, IDOSOS(AS), MEMÓRIA, RACIOCÍNIO, RACIOCÍNIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA12_ID1810_30072018133046.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CALDAS DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA" "autor_email" => "fatimaufcg@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }