Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE DEFICIENTE VISUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CRATO-CE

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA VISUAL, , ENSINO REGULAR, , INCLUSÃO. Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44709
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 1035
    "inscrito_id" => 2678
    "titulo" => "INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE DEFICIENTE VISUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CRATO-CE"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados por um aluno com perca total da percepção visual em seu processo de aprendizagem no ensino regular na Escola de Ensino Médio Colégio Estadual Wilson Gonçalves na cidade de Crato/CE. Diante desta problemática vigente, fez-se oportuno o levantamento teórico e a participação direta em sala de aula por meio da observação na prática pedagógica e aplicação de questionário aberto e fechado ao aluno e aos professores de História e Matemática. Os resultados evidenciaram que o processo de inclusão propagado na instituição anteriormente citada tem ocorrido de forma positiva e que, a importância da inclusão do deficiente visual no ensino regular e na sociedade, fortalece o sentimento de ter uma sociedade mais justa e igualitária para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL,, ENSINO REGULAR,, INCLUSÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID2678_12082018212849.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE GOMES HERCULANO DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "JACQUELINE"
    "autor_email" => "jacqueline_herculano@hotm"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44709
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 1035
    "inscrito_id" => 2678
    "titulo" => "INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE DEFICIENTE VISUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CRATO-CE"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados por um aluno com perca total da percepção visual em seu processo de aprendizagem no ensino regular na Escola de Ensino Médio Colégio Estadual Wilson Gonçalves na cidade de Crato/CE. Diante desta problemática vigente, fez-se oportuno o levantamento teórico e a participação direta em sala de aula por meio da observação na prática pedagógica e aplicação de questionário aberto e fechado ao aluno e aos professores de História e Matemática. Os resultados evidenciaram que o processo de inclusão propagado na instituição anteriormente citada tem ocorrido de forma positiva e que, a importância da inclusão do deficiente visual no ensino regular e na sociedade, fortalece o sentimento de ter uma sociedade mais justa e igualitária para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL,, ENSINO REGULAR,, INCLUSÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID2678_12082018212849.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE GOMES HERCULANO DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "JACQUELINE"
    "autor_email" => "jacqueline_herculano@hotm"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados por um aluno com perca total da percepção visual em seu processo de aprendizagem no ensino regular na Escola de Ensino Médio Colégio Estadual Wilson Gonçalves na cidade de Crato/CE. Diante desta problemática vigente, fez-se oportuno o levantamento teórico e a participação direta em sala de aula por meio da observação na prática pedagógica e aplicação de questionário aberto e fechado ao aluno e aos professores de História e Matemática. Os resultados evidenciaram que o processo de inclusão propagado na instituição anteriormente citada tem ocorrido de forma positiva e que, a importância da inclusão do deficiente visual no ensino regular e na sociedade, fortalece o sentimento de ter uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.