A maioria das escolas da rede pública no Brasil não estão preparadas para receber seu público, seja ele infantil jovem ou adulto a estrutura física das escolas dos problemas é o menor, seguidos de falta de material didático, lanche para os alunos. Garantir a aprendizagem da criança é essencial para o professor, assim uma alternativa para trabalhar com as crianças é a construção de brinquedos com materiais de baixo custo, onde os alunos valorizam suas origens e tem uma aprendizagem prática. Este trabalho é um relato de experiência que foi dividida em 3 etapas que consistem em primeira etapa conversação como diagnostico das brincadeiras, com quem eles brincam e como eles brincam, a segunda etapa aplicação do conteúdo Noções de posição e tempo e a terceira etapa a construção do brinquedo Bilboquê. A construção de brinquedos propõe ao aluno uma aprendizagem diferenciada, onde o conteúdo sai da imaginação do aluno e se concretiza ganhado forma, tamanho e cor. Durante a realização da proposta percebeu-se que o aprender brincando causa no aluno um prazer pela atividade desenvolvida no momento, além de ser perceptível uma satisfação em realizar atividades posteriores, pois apesar das cobranças de aprendizagem eles não se estressam, pois estão se divertindo durante o processo de aprendizagem.