Esse texto tem por objetivo elaborar uma compreensão inicial da inclusão escolar de alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação em escolas públicas Inovadoras e Criativas do Estado de São Paulo por meio de narrativas de sujeitos educacionais colaboradores de uma pesquisa de doutoramento em andamento. Foram selecionadas três escolas ditas "Inovadoras e Criativas": Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima (Emef. Amorim Lima), Escola Municipal de Ensino Fundamental. Presidente Campos Salles (Emef. Campos Salles) e o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Campo Limpo (Cieja Campo Limpo), sendo 14 colaboradores ao total. Para a produção das narrativas utilizamos como metodologia de pesquisa a História Oral. Dessa forma, nesse texto trazemos algumas falas desses professores que ensinam matemática sobre como é trabalhado de ensino e a aprendizagem desses estudantes nesse ambiente. Por fim, conclui-se que esse modelo de escola pode ser um dos caminhos para obter-se a inclusão escolar.