ANÁLISE DE UMA ESCOLA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44378 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 541 "inscrito_id" => 1567 "titulo" => "ANÁLISE DE UMA ESCOLA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA" "resumo" => "A escola que busca trabalhar numa perspectiva inclusiva, precisa, antes de mais nada, acolher e ensinar a conviver com as diferenças entre seus pares. Em relação a dimensão curricular, essa precisa estar preparada para atender as diversas demandas do alunado com ou sem deficiência. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo descrever ações pedagógicas exitosas que favorecem a inclusão escolar de alunos com deficiência. O estudo aconteceu nos meses de abril e maio de 2018, numa instituição de ensino localizada na cidade de Natal – RN, mantida por uma Organização Não Governamental (ONG) voltada para atendimento a pessoas com deficiência. A investigação consistiu em um estudo de caso e teve como procedimentos metodológicos a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) e observações realizadas em sala de aula e em outros ambientes da instituição locus de pesquisa, contemplando aspectos pedagógicos, atitudinais e arquitetônicos. A pesquisa aponta como resultado que a inclusão não se concretiza apenas pela presença do aluno com deficiência na sala de aula, mas também a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pelo docente, das atitudes que um colega tem com outro, da organização física adequada da escola, dos planejamentos pedagógicos e políticos que fundamentam as atividades escolares. Evidenciamos, com esse trabalho, que a inclusão escolar é uma construção diária e de responsabilidade de todos os agentes envolvidos na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "ESCOLA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA3_ID1567_02082018185635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRIALEX" "autor_email" => "andrialex@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44378 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 541 "inscrito_id" => 1567 "titulo" => "ANÁLISE DE UMA ESCOLA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA" "resumo" => "A escola que busca trabalhar numa perspectiva inclusiva, precisa, antes de mais nada, acolher e ensinar a conviver com as diferenças entre seus pares. Em relação a dimensão curricular, essa precisa estar preparada para atender as diversas demandas do alunado com ou sem deficiência. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo descrever ações pedagógicas exitosas que favorecem a inclusão escolar de alunos com deficiência. O estudo aconteceu nos meses de abril e maio de 2018, numa instituição de ensino localizada na cidade de Natal – RN, mantida por uma Organização Não Governamental (ONG) voltada para atendimento a pessoas com deficiência. A investigação consistiu em um estudo de caso e teve como procedimentos metodológicos a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) e observações realizadas em sala de aula e em outros ambientes da instituição locus de pesquisa, contemplando aspectos pedagógicos, atitudinais e arquitetônicos. A pesquisa aponta como resultado que a inclusão não se concretiza apenas pela presença do aluno com deficiência na sala de aula, mas também a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pelo docente, das atitudes que um colega tem com outro, da organização física adequada da escola, dos planejamentos pedagógicos e políticos que fundamentam as atividades escolares. Evidenciamos, com esse trabalho, que a inclusão escolar é uma construção diária e de responsabilidade de todos os agentes envolvidos na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "ESCOLA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA3_ID1567_02082018185635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRIALEX" "autor_email" => "andrialex@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }