ENSINO DE HISTÓRIA E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL DEGÊNEROS E SEXUALIDADES: DIÁLOGOS EM DIREITOS DECOLONIAIS JUNTO AOTRANSFEMINISMO AFROINDÍGENA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NOVALE DO RIO G
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44624 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 1059 "inscrito_id" => 1510 "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL DEGÊNEROS E SEXUALIDADES: DIÁLOGOS EM DIREITOS DECOLONIAIS JUNTO AOTRANSFEMINISMO AFROINDÍGENA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NOVALE DO RIO G" "resumo" => """ Militâncias do Transfeminismo Afroindígena e ativistas dos Direitos Humanos e movimento\r\n LGBT, através do Grupo Guaribas de Livre Orientação Sexual – GGLOS, empoderam-se das secretarias\r\n e coordenadorias de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual, e da Diversidade e Inclusão, na\r\n Cidade de Picos, município-polo do Território de Desenvolvimento do Vale do Rio Guaribas – Piauí,\r\n para executar o Projeto Diálogos em Diversidade: Por uma escola humanizada. Justificando-se na\r\n demanda de enfrentamento da violência escolar, inerente ao sistema colonizador, historicamente\r\n interseccionada pelas discriminações/opressões às diferenças étnico-raciais de gêneros e sexualidades,\r\n objetivou-se a efetivação da formação continuada de professores, valendo-se das legislações federais,\r\n estaduais e municipais que instituem a Diversidade e estabelece a obrigatoriedade do Ensino de História\r\n e Culturas Africana, Afrobrasileira e Indígena, assim como o uso do nome social das pessoas travestis\r\n e transexuais nos serviços públicos e privados da educação, saúde, comércio e lazer; os dias municipais\r\n dos ciganos e umbandistas e do combate ao racismo, à violência contra a mulher e à homofobia.\r\n Alcançando onze escolas públicas, a iniciativa problematizou as perspectivas teórico-metodológicas dos\r\n direitos decoloniais emergidos com as reformulações práticas e obrigatórias dos currículos, uso do\r\n diálogo transdisciplinar entre os diversos saberes locais dos sujeitos coletivos, professores-militantes,\r\n que fazem a educação básica. Os resultados sinalizam a emergência da Escola Inclusiva como categoria\r\n estratégica e (não)governamental do movimento social de educadores engajados na Ecologia dos\r\n saberes, desconstrução do eurocentrismo e visibilidade dos direitos étnico-raciais que subvertem o\r\n capitalismo patriarcal e seu sistema moderno da colonialidade de gêneros e sexualidades. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-20 INCLUSÃO: GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, TRANSFEMINISMO AFROINDÍGENA, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA24_ID1510_12082018223050.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEARLEY LIMA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "SHEARLEY LIMA TEIXEIRA" "autor_email" => "shearleyvictor@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44624 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 1059 "inscrito_id" => 1510 "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL DEGÊNEROS E SEXUALIDADES: DIÁLOGOS EM DIREITOS DECOLONIAIS JUNTO AOTRANSFEMINISMO AFROINDÍGENA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NOVALE DO RIO G" "resumo" => """ Militâncias do Transfeminismo Afroindígena e ativistas dos Direitos Humanos e movimento\r\n LGBT, através do Grupo Guaribas de Livre Orientação Sexual – GGLOS, empoderam-se das secretarias\r\n e coordenadorias de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual, e da Diversidade e Inclusão, na\r\n Cidade de Picos, município-polo do Território de Desenvolvimento do Vale do Rio Guaribas – Piauí,\r\n para executar o Projeto Diálogos em Diversidade: Por uma escola humanizada. Justificando-se na\r\n demanda de enfrentamento da violência escolar, inerente ao sistema colonizador, historicamente\r\n interseccionada pelas discriminações/opressões às diferenças étnico-raciais de gêneros e sexualidades,\r\n objetivou-se a efetivação da formação continuada de professores, valendo-se das legislações federais,\r\n estaduais e municipais que instituem a Diversidade e estabelece a obrigatoriedade do Ensino de História\r\n e Culturas Africana, Afrobrasileira e Indígena, assim como o uso do nome social das pessoas travestis\r\n e transexuais nos serviços públicos e privados da educação, saúde, comércio e lazer; os dias municipais\r\n dos ciganos e umbandistas e do combate ao racismo, à violência contra a mulher e à homofobia.\r\n Alcançando onze escolas públicas, a iniciativa problematizou as perspectivas teórico-metodológicas dos\r\n direitos decoloniais emergidos com as reformulações práticas e obrigatórias dos currículos, uso do\r\n diálogo transdisciplinar entre os diversos saberes locais dos sujeitos coletivos, professores-militantes,\r\n que fazem a educação básica. Os resultados sinalizam a emergência da Escola Inclusiva como categoria\r\n estratégica e (não)governamental do movimento social de educadores engajados na Ecologia dos\r\n saberes, desconstrução do eurocentrismo e visibilidade dos direitos étnico-raciais que subvertem o\r\n capitalismo patriarcal e seu sistema moderno da colonialidade de gêneros e sexualidades. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-20 INCLUSÃO: GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, TRANSFEMINISMO AFROINDÍGENA, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA24_ID1510_12082018223050.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEARLEY LIMA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "SHEARLEY LIMA TEIXEIRA" "autor_email" => "shearleyvictor@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }