Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE CURSO SUPERIOR NA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSIVA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, PROFESSOR, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44158
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 787
    "inscrito_id" => 440
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE CURSO SUPERIOR NA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSIVA"
    "resumo" => "A Educação Ambiental pode ser abordada em diferentes disciplinas e áreas do conhecimento enquanto tema transversal, por isso, é essencial para obter êxito na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em todos os ambientes de formação. O objetivo desta pesquisa foi conhecer a percepção de estudantes do curso de licenciatura em matemática de uma instituição pública de nível superior em Patos, Paraíba, sobre aspectos relacionados a Educação Ambiental e Educação Inclusiva. O trabalho foi desenvolvido por meio da aplicação de um questionário aos alunos, que conteve 10 questões em Likert, com cinco níveis de resposta (discordo completamente à concordo completamente), sobre aspectos relacionados a Educação Ambiental e Educação Inclusiva. Os dados reportaram que a maioria dos entrevistados (94,4%) acredita ser possível no ensino de Educação Ambiental promover a inclusão de alunos com NEE e, que a Educação Ambiental poderia tornar as aulas mais atrativas. 88,8% dos alunos discordou que a metodologia de ensino tradicional atende todas as NEE dos alunos de forma satisfatória e, o mesmo percentual afirmou que a instituição possui rampas de acesso para deficientes físicos. 38,8% se mostrou indiferente sobre a receptividade dos funcionários com os alunos com NEE. A Educação Ambiental no contexto interdisciplinar pode contribuir para uma melhor inclusão de alunos com NEE no nível superior. Dessa forma, as instituições e professores devem estar melhor preparados para envolver a Educação Ambiental e a Educação Inclusiva nas disciplinas e projetos afim de garantir a inclusão dos alunos com NEE no meio acadêmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, PROFESSOR, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA1_ID440_10082018140924.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS OLIVEIRA"
    "autor_email" => "lucasoliveira.ufcg@gmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44158
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 787
    "inscrito_id" => 440
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE CURSO SUPERIOR NA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSIVA"
    "resumo" => "A Educação Ambiental pode ser abordada em diferentes disciplinas e áreas do conhecimento enquanto tema transversal, por isso, é essencial para obter êxito na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em todos os ambientes de formação. O objetivo desta pesquisa foi conhecer a percepção de estudantes do curso de licenciatura em matemática de uma instituição pública de nível superior em Patos, Paraíba, sobre aspectos relacionados a Educação Ambiental e Educação Inclusiva. O trabalho foi desenvolvido por meio da aplicação de um questionário aos alunos, que conteve 10 questões em Likert, com cinco níveis de resposta (discordo completamente à concordo completamente), sobre aspectos relacionados a Educação Ambiental e Educação Inclusiva. Os dados reportaram que a maioria dos entrevistados (94,4%) acredita ser possível no ensino de Educação Ambiental promover a inclusão de alunos com NEE e, que a Educação Ambiental poderia tornar as aulas mais atrativas. 88,8% dos alunos discordou que a metodologia de ensino tradicional atende todas as NEE dos alunos de forma satisfatória e, o mesmo percentual afirmou que a instituição possui rampas de acesso para deficientes físicos. 38,8% se mostrou indiferente sobre a receptividade dos funcionários com os alunos com NEE. A Educação Ambiental no contexto interdisciplinar pode contribuir para uma melhor inclusão de alunos com NEE no nível superior. Dessa forma, as instituições e professores devem estar melhor preparados para envolver a Educação Ambiental e a Educação Inclusiva nas disciplinas e projetos afim de garantir a inclusão dos alunos com NEE no meio acadêmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, PROFESSOR, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA1_ID440_10082018140924.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS OLIVEIRA"
    "autor_email" => "lucasoliveira.ufcg@gmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A Educação Ambiental pode ser abordada em diferentes disciplinas e áreas do conhecimento enquanto tema transversal, por isso, é essencial para obter êxito na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em todos os ambientes de formação. O objetivo desta pesquisa foi conhecer a percepção de estudantes do curso de licenciatura em matemática de uma instituição pública de nível superior em Patos, Paraíba, sobre aspectos relacionados a Educação Ambiental e Educação Inclusiva. O trabalho foi desenvolvido por meio da aplicação de um questionário aos alunos, que conteve 10 questões em Likert, com cinco níveis de resposta (discordo completamente à concordo completamente), sobre aspectos relacionados a Educação Ambiental e Educação Inclusiva. Os dados reportaram que a maioria dos entrevistados (94,4%) acredita ser possível no ensino de Educação Ambiental promover a inclusão de alunos com NEE e, que a Educação Ambiental poderia tornar as aulas mais atrativas. 88,8% dos alunos discordou que a metodologia de ensino tradicional atende todas as NEE dos alunos de forma satisfatória e, o mesmo percentual afirmou que a instituição possui rampas de acesso para deficientes físicos. 38,8% se mostrou indiferente sobre a receptividade dos funcionários com os alunos com NEE. A Educação Ambiental no contexto interdisciplinar pode contribuir para uma melhor inclusão de alunos com NEE no nível superior. Dessa forma, as instituições e professores devem estar melhor preparados para envolver a Educação Ambiental e a Educação Inclusiva nas disciplinas e projetos afim de garantir a inclusão dos alunos com NEE no meio acadêmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.