Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O ESTUDO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA MODELAGEM COMPUTACIONAL: A FERRAMENTA BLENDER 3D APLICADA NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: BLENDER 3D, SOFTWARE LIVRE, MODELAGEM, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE FÍSICA Pôster (PO) GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44857
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 310
    "inscrito_id" => 2378
    "titulo" => """
      O ESTUDO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA MODELAGEM\r\n
      COMPUTACIONAL: A FERRAMENTA BLENDER 3D APLICADA NO\r\n
      ENSINO DE FÍSICA
      """
    "resumo" => """
      O ensino de física é um processo que permite a expansão metodológica para o uso de\r\n
      recursos tecnológicos que permitem uma visão diferenciada dos fenômenos abordados na\r\n
      disciplina e o ganho com o aprendizado em ferramentas computacionais, aperfeiçoando\r\n
      o conhecimento, tal como a capacidade lógica do indivíduo. A inovação tecnológica pode\r\n
      ser utilizada como uma ferramenta didática, por exemplo, um sistema capaz de realizar\r\n
      simulações ou animações para representar sistemas físicos com qualidade visual e\r\n
      esclarecendo propriedades de difícil entendimento. Neste trabalho, realiza-se a\r\n
      apresentação da ferramenta Blender 3D como forma complementar de ensino de física,\r\n
      com o objetivo de reforçar a ampliação do uso da modelagem computacional como\r\n
      progresso no estudo de ciências em diferentes níveis de ensino.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "BLENDER 3D, SOFTWARE LIVRE, MODELAGEM, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA17_ID2378_24072018205649.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIO JOSE DE LUNA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "MARIO"
    "autor_email" => "maarinhobarros@gmail.com"
    "autor_ies" => "IF-SERTÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44857
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 310
    "inscrito_id" => 2378
    "titulo" => """
      O ESTUDO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA MODELAGEM\r\n
      COMPUTACIONAL: A FERRAMENTA BLENDER 3D APLICADA NO\r\n
      ENSINO DE FÍSICA
      """
    "resumo" => """
      O ensino de física é um processo que permite a expansão metodológica para o uso de\r\n
      recursos tecnológicos que permitem uma visão diferenciada dos fenômenos abordados na\r\n
      disciplina e o ganho com o aprendizado em ferramentas computacionais, aperfeiçoando\r\n
      o conhecimento, tal como a capacidade lógica do indivíduo. A inovação tecnológica pode\r\n
      ser utilizada como uma ferramenta didática, por exemplo, um sistema capaz de realizar\r\n
      simulações ou animações para representar sistemas físicos com qualidade visual e\r\n
      esclarecendo propriedades de difícil entendimento. Neste trabalho, realiza-se a\r\n
      apresentação da ferramenta Blender 3D como forma complementar de ensino de física,\r\n
      com o objetivo de reforçar a ampliação do uso da modelagem computacional como\r\n
      progresso no estudo de ciências em diferentes níveis de ensino.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "BLENDER 3D, SOFTWARE LIVRE, MODELAGEM, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA17_ID2378_24072018205649.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIO JOSE DE LUNA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "MARIO"
    "autor_email" => "maarinhobarros@gmail.com"
    "autor_ies" => "IF-SERTÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O ensino de física é um processo que permite a expansão metodológica para o uso de recursos tecnológicos que permitem uma visão diferenciada dos fenômenos abordados na disciplina e o ganho com o aprendizado em ferramentas computacionais, aperfeiçoando o conhecimento, tal como a capacidade lógica do indivíduo. A inovação tecnológica pode ser utilizada como uma ferramenta didática, por exemplo, um sistema capaz de realizar simulações ou animações para representar sistemas físicos com qualidade visual e esclarecendo propriedades de difícil entendimento. Neste trabalho, realiza-se a apresentação da ferramenta Blender 3D como forma complementar de ensino de física, com o objetivo de reforçar a ampliação do uso da modelagem computacional como progresso no estudo de ciências em diferentes níveis de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.