O ESTUDO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA MODELAGEM
COMPUTACIONAL: A FERRAMENTA BLENDER 3D APLICADA NO
ENSINO DE FÍSICA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44857 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 310 "inscrito_id" => 2378 "titulo" => """ O ESTUDO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA MODELAGEM\r\n COMPUTACIONAL: A FERRAMENTA BLENDER 3D APLICADA NO\r\n ENSINO DE FÍSICA """ "resumo" => """ O ensino de física é um processo que permite a expansão metodológica para o uso de\r\n recursos tecnológicos que permitem uma visão diferenciada dos fenômenos abordados na\r\n disciplina e o ganho com o aprendizado em ferramentas computacionais, aperfeiçoando\r\n o conhecimento, tal como a capacidade lógica do indivíduo. A inovação tecnológica pode\r\n ser utilizada como uma ferramenta didática, por exemplo, um sistema capaz de realizar\r\n simulações ou animações para representar sistemas físicos com qualidade visual e\r\n esclarecendo propriedades de difícil entendimento. Neste trabalho, realiza-se a\r\n apresentação da ferramenta Blender 3D como forma complementar de ensino de física,\r\n com o objetivo de reforçar a ampliação do uso da modelagem computacional como\r\n progresso no estudo de ciências em diferentes níveis de ensino. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "BLENDER 3D, SOFTWARE LIVRE, MODELAGEM, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA17_ID2378_24072018205649.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIO JOSE DE LUNA BARROS" "autor_nome_curto" => "MARIO" "autor_email" => "maarinhobarros@gmail.com" "autor_ies" => "IF-SERTÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44857 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 310 "inscrito_id" => 2378 "titulo" => """ O ESTUDO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA MODELAGEM\r\n COMPUTACIONAL: A FERRAMENTA BLENDER 3D APLICADA NO\r\n ENSINO DE FÍSICA """ "resumo" => """ O ensino de física é um processo que permite a expansão metodológica para o uso de\r\n recursos tecnológicos que permitem uma visão diferenciada dos fenômenos abordados na\r\n disciplina e o ganho com o aprendizado em ferramentas computacionais, aperfeiçoando\r\n o conhecimento, tal como a capacidade lógica do indivíduo. A inovação tecnológica pode\r\n ser utilizada como uma ferramenta didática, por exemplo, um sistema capaz de realizar\r\n simulações ou animações para representar sistemas físicos com qualidade visual e\r\n esclarecendo propriedades de difícil entendimento. Neste trabalho, realiza-se a\r\n apresentação da ferramenta Blender 3D como forma complementar de ensino de física,\r\n com o objetivo de reforçar a ampliação do uso da modelagem computacional como\r\n progresso no estudo de ciências em diferentes níveis de ensino. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "BLENDER 3D, SOFTWARE LIVRE, MODELAGEM, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA17_ID2378_24072018205649.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIO JOSE DE LUNA BARROS" "autor_nome_curto" => "MARIO" "autor_email" => "maarinhobarros@gmail.com" "autor_ies" => "IF-SERTÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }