INCLUSÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB.
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44724 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 1070 "inscrito_id" => 2877 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB." "resumo" => "Atualmente a educação inclusiva é um tema amplamente discutido, onde a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais é obrigatória, segundo a legislação, e não somente possuem o direito de serem matriculados, como também de ter garantia de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades. Em vista disso, o presente trabalho tem como objetivo compreender qual a visão dos professores de uma escola pública sobre o processo de inclusão na escola. Sendo assim, buscou-se discutir sobre o processo de inclusão através do relato de alguns professores da educação básica, focando também, sobre a função da escola e o papel do professor nesse cenário. Metodologicamente como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários contendo quatro questões. A pesquisa foi realizada com seis docentes de disciplinas distintas, entre elas: português, matemática, geográfica, química e física. Enfatizamos as dificuldades encontradas pelos professores que atuam na escola e que no decorrer do ano letivo se deparam com alunos com necessidades especiais. Após isso, evidenciamos que existem alguns conceitos encarados como sinônimos pelos professores, integração e inclusão, bem como aparece em suas falas pouco conhecimento de como lidar com as questões relativas à inclusão, o que dificulta o trabalho na perspectiva inclusiva real." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO INCLUSO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA9_ID2877_12082018224653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON DOS SANTOS LIMA " "autor_nome_curto" => "JEFFERSON SANTOS" "autor_email" => "jfcuite@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44724 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 1070 "inscrito_id" => 2877 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB." "resumo" => "Atualmente a educação inclusiva é um tema amplamente discutido, onde a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais é obrigatória, segundo a legislação, e não somente possuem o direito de serem matriculados, como também de ter garantia de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades. Em vista disso, o presente trabalho tem como objetivo compreender qual a visão dos professores de uma escola pública sobre o processo de inclusão na escola. Sendo assim, buscou-se discutir sobre o processo de inclusão através do relato de alguns professores da educação básica, focando também, sobre a função da escola e o papel do professor nesse cenário. Metodologicamente como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários contendo quatro questões. A pesquisa foi realizada com seis docentes de disciplinas distintas, entre elas: português, matemática, geográfica, química e física. Enfatizamos as dificuldades encontradas pelos professores que atuam na escola e que no decorrer do ano letivo se deparam com alunos com necessidades especiais. Após isso, evidenciamos que existem alguns conceitos encarados como sinônimos pelos professores, integração e inclusão, bem como aparece em suas falas pouco conhecimento de como lidar com as questões relativas à inclusão, o que dificulta o trabalho na perspectiva inclusiva real." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO INCLUSO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA9_ID2877_12082018224653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON DOS SANTOS LIMA " "autor_nome_curto" => "JEFFERSON SANTOS" "autor_email" => "jfcuite@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }