Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES DOCENTES

Palavra-chaves: SURDEZ, ENSINO MÉDIO, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS
0 of 0
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44282 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 1006 "inscrito_id" => 2318 "titulo" => "A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES DOCENTES" "resumo" => "O objetivo desse trabalho foi investigar concepção docente em relação ao processo inclusivo do aluno surdo no curso técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Foi realizada uma pesquisa de natureza quali-quantitativa e a coleta de informações ocorreu a partir de um questionário estruturado com três professores que atuam na educação de três alunos surdos do ensino regular. Concluímos que o processo inclusivo dos alunos surdos se desenvolve a partir da superação de desafios, do trabalho conjunto professor-Intérprete de Libras, buscando corresponder as necessidades de aprendizagem dos educandos, pois cada aluno sinaliza os caminhos estratégicos a serem percorrido pelos professores, e a formação docente pode contribuir com sugestões estratégicas e de adaptações metodológicas, mas a realidade é de acordo com a particularidade dos alunos nas instituições de ensino.O objetivo desse trabalho foi investigar concepção docente em relação ao processo inclusivo do aluno surdo no curso técnico integrado ao ensino médio do Institu" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "SURDEZ, ENSINO MÉDIO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA7_ID2318_12082018201410.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCILENE FRANÇA DA SILVA TABOSA" "autor_nome_curto" => "MARCILENE" "autor_email" => "marcy.s20@gmai.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44282 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 1006 "inscrito_id" => 2318 "titulo" => "A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES DOCENTES" "resumo" => "O objetivo desse trabalho foi investigar concepção docente em relação ao processo inclusivo do aluno surdo no curso técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Foi realizada uma pesquisa de natureza quali-quantitativa e a coleta de informações ocorreu a partir de um questionário estruturado com três professores que atuam na educação de três alunos surdos do ensino regular. Concluímos que o processo inclusivo dos alunos surdos se desenvolve a partir da superação de desafios, do trabalho conjunto professor-Intérprete de Libras, buscando corresponder as necessidades de aprendizagem dos educandos, pois cada aluno sinaliza os caminhos estratégicos a serem percorrido pelos professores, e a formação docente pode contribuir com sugestões estratégicas e de adaptações metodológicas, mas a realidade é de acordo com a particularidade dos alunos nas instituições de ensino.O objetivo desse trabalho foi investigar concepção docente em relação ao processo inclusivo do aluno surdo no curso técnico integrado ao ensino médio do Institu" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "SURDEZ, ENSINO MÉDIO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA7_ID2318_12082018201410.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCILENE FRANÇA DA SILVA TABOSA" "autor_nome_curto" => "MARCILENE" "autor_email" => "marcy.s20@gmai.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O objetivo desse trabalho foi investigar concepção docente em relação ao processo inclusivo do aluno surdo no curso técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Foi realizada uma pesquisa de natureza quali-quantitativa e a coleta de informações ocorreu a partir de um questionário estruturado com três professores que atuam na educação de três alunos surdos do ensino regular. Concluímos que o processo inclusivo dos alunos surdos se desenvolve a partir da superação de desafios, do trabalho conjunto professor-Intérprete de Libras, buscando corresponder as necessidades de aprendizagem dos educandos, pois cada aluno sinaliza os caminhos estratégicos a serem percorrido pelos professores, e a formação docente pode contribuir com sugestões estratégicas e de adaptações metodológicas, mas a realidade é de acordo com a particularidade dos alunos nas instituições de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.