Este artigo surge de um Trabalho de Conclusão de Curso, o qual propõe identificar os desafios enfrentados pelas pessoas surdas ao passar dos anos, a partir de um breve percurso histórico e conceitual da surdez. Para isto, tem como objetivo principal analisar as contribuições do professor regente da sala de aula e do intérprete de LIBRAS para o aluno surdo na perspectiva da educação inclusiva. Destacando a importância do conhecimento por meio do professor regente de conhecer e entender a cultura e comunidade surda na qual esse aluno se insere, bem como perceber a importância do interprete de Libras nesse processo de construção do conhecimento. Esse estudo busca ressaltar também a importância das práticas pedagógicas realizadas por professores regentes e interpretes de Libras com o intuito de incluir alunos surdos em salas de aula idealizadas para alunos ouvintes. Para o embasamento teórico desse trabalho foram estudados vários autores, dentre eles Duarte (2013), Figueira (2011), Quadros (2003), Zanata (2004). Considerando os estudos realizados, optamos pela abordagem qualitativa descritiva, onde a mesma buscou identificar a realidade de uma Escola da Rede Municipal da cidade de Itapajé – CE. A coleta de dados foi realizada através de uma pesquisa qualitativa descritiva, em que se realizou entrevista
semiestruturada. Desse modo, concluímos que apesar de todas as melhorias e pesquisas voltadas a esse público, a inclusão desses alunos ainda é um desafio, existindo ainda um déficit em relação à literatura e as práticas utilizadas para o trato desses alunos para que os mesmos consigam usufruir de uma aprendizagem significativa.