Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE SALA DE AULA E DO INTERPRETE DE LIBRAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO ALUNO SURDO

Palavra-chaves: SURDEZ, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA Comunicação Oral (CO) GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS
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      semiestruturada. Desse modo, concluímos que apesar de todas as melhorias e pesquisas voltadas a esse público, a inclusão desses alunos ainda é um desafio, existindo ainda um déficit em relação à literatura e as práticas utilizadas para o trato desses alunos para que os mesmos consigam usufruir de uma aprendizagem significativa.
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este artigo surge de um Trabalho de Conclusão de Curso, o qual propõe identificar os desafios enfrentados pelas pessoas surdas ao passar dos anos, a partir de um breve percurso histórico e conceitual da surdez. Para isto, tem como objetivo principal analisar as contribuições do professor regente da sala de aula e do intérprete de LIBRAS para o aluno surdo na perspectiva da educação inclusiva. Destacando a importância do conhecimento por meio do professor regente de conhecer e entender a cultura e comunidade surda na qual esse aluno se insere, bem como perceber a importância do interprete de Libras nesse processo de construção do conhecimento. Esse estudo busca ressaltar também a importância das práticas pedagógicas realizadas por professores regentes e interpretes de Libras com o intuito de incluir alunos surdos em salas de aula idealizadas para alunos ouvintes. Para o embasamento teórico desse trabalho foram estudados vários autores, dentre eles Duarte (2013), Figueira (2011), Quadros (2003), Zanata (2004). Considerando os estudos realizados, optamos pela abordagem qualitativa descritiva, onde a mesma buscou identificar a realidade de uma Escola da Rede Municipal da cidade de Itapajé – CE. A coleta de dados foi realizada através de uma pesquisa qualitativa descritiva, em que se realizou entrevista semiestruturada. Desse modo, concluímos que apesar de todas as melhorias e pesquisas voltadas a esse público, a inclusão desses alunos ainda é um desafio, existindo ainda um déficit em relação à literatura e as práticas utilizadas para o trato desses alunos para que os mesmos consigam usufruir de uma aprendizagem significativa.

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