O PROATO é um programa institucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie que tem o objetivo de acolher os alunos com deficiência, queixas emocionais, transtornos psiquiátricos, transtornos de aprendizagem e demandas psicopedagógicas, a fim de realizar adaptações curriculares para efetivação da inclusão escolar na universidade. Tais ações resultam na garantia de acesso, permanência e aumento de possibilidade de sucesso escolar, reduzindo a evasão e desistência dos cursos universitários. O texto que trata esse artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa descritiva que objetivou mapear e indicar, a partir do banco de dados dos alunos atendidos pelo PROATO, as características dos sujeitos que o acessaram quanto ao seu tipo de dificuldade e a ação de encaminhamento para equiparação de oportunidades. Para tal, foram incluídos todos os 248 alunos cadastrados no período de fevereiro a outubro/2017. Em resumo, como resultados: 1) entre as demandas destacam-se os transtornos de ansiedade; depressão; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtornos de aprendizagem (dislexia). 2) foram realizadas 804 ações envolvendo alunos, responsáveis, coordenadores, professores e setores da universidade.