Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PROGRAMA DE ATENÇÃO E ORIENTAÇÃO AO ALUNO - PROATO: UM OLHAR HUMANIZADO AO ALUNO DO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: INCLUSÃO, ACOLHIMENTO, DIFICULDADES PSICOPEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O PROATO é um programa institucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie que tem o objetivo de acolher os alunos com deficiência, queixas emocionais, transtornos psiquiátricos, transtornos de aprendizagem e demandas psicopedagógicas, a fim de realizar adaptações curriculares para efetivação da inclusão escolar na universidade. Tais ações resultam na garantia de acesso, permanência e aumento de possibilidade de sucesso escolar, reduzindo a evasão e desistência dos cursos universitários. O texto que trata esse artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa descritiva que objetivou mapear e indicar, a partir do banco de dados dos alunos atendidos pelo PROATO, as características dos sujeitos que o acessaram quanto ao seu tipo de dificuldade e a ação de encaminhamento para equiparação de oportunidades. Para tal, foram incluídos todos os 248 alunos cadastrados no período de fevereiro a outubro/2017. Em resumo, como resultados: 1) entre as demandas destacam-se os transtornos de ansiedade; depressão; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtornos de aprendizagem (dislexia). 2) foram realizadas 804 ações envolvendo alunos, responsáveis, coordenadores, professores e setores da universidade.

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