Este artigo representa parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida na União Espírita Deus, Amor e Caridade, conhecida popularmente, como Casa da Vovozinha, durante a realização do Curso de Mestrado em Educação. O estudo teve como objetivo buscar estabelecer relações entre os princípios da Educação Popular e os pressupostos filosóficos do Espiritismo. Para tanto, foi necessário partir do entendimento da educação como um processo de desabrochar das virtudes humanas, a qual não se restringe apenas à aquisição de conhecimentos intelectuais, mas também se refere à formação moral do ser humano. A metodologia utilizada neste estudo foi caracterizada por uma abordagem qualitativa, desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e de campo, cujo instrumento para construção dos dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com alguns sujeitos participantes na referida instituição espírita. No que se refere aos resultados da pesquisa foi possível identificar que alguns dos princípios norteadores da educação popular estavam relacionados com o caráter educativo da Doutrina Espírita, como sejam: a liberdade, o diálogo e o amor. Também foi possível perceber que através da vivência moral proposta pelo Espiritismo, o conceito de práxis como ação-reflexão foi fundamental, para evitar verbalismos e ativismos, ou seja, palavreados e ações desprovidas de uma ação reflexiva.