Esta pesquisa teve como objetivo analisar em que medida as professoras alfabetizadoras compreendem o papel da consciência fonológica para a aquisição da leitura e escrita dos educandos. Assim, adotou-se como estratégia metodológica a abordagem qualitativa de natureza exploratória, a partir de uma pesquisa de campo e recorrendo-se da aplicação de um questionário semiestruturado. A amostra foi composta por 05 professoras do 1° ano do ensino fundamental que atuam na rede pública de ensino do município de João Pessoa – PB. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo com a elaboração de categorias temáticas. Os resultados evidenciaram que as professoras reconhecem a importância do papel da CF no processo de alfabetização dos educandos. Revelaram ainda, fragilidades com relação ao conceito desta habilidade e ao conhecimento de atividades que contribuam para o desenvolvimento da consciência fonêmica. Sinalizam, portanto, a necessidade de os cursos de formação de professores incluírem de forma mais explicita em currículos discussões que contemplem a relação entre o processo de alfabetização e a consciência fonológica.