Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

“TDAH DEPOIS DE GRANDE?” IMPLICAÇÕES DA DESCOBERTA TARDIA DO DIAGNÓSTICO DE TDAH.

Palavra-chaves: TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, MEDICALIZAÇÃO, PSICOLOGIA ESCOLAR, PSICOLOGIA ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem
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Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado como um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que gera impactos na vida de crianças, adolescentes e adultos. Na falta de uma conduta adequada por parte de familiares e agentes escolares que lidam com crianças com TDAH, muitas destas terminam enfrentando desafios ao longo da vida, ultrapassando as tradicionais dificuldades identificadas na infância. Neste sentido, esta produção tem o objetivo de apresentar as implicações da descoberta tardia do diagnóstico de TDAH em um adulto, a partir do estudo de caso de uma jovem universitária. As discussões partem do relato de experiência de um psicólogo lotado no Núcleo de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Campina Grande que acompanhou a estudante. A análise deste caso revela os desafios educacionais enfrentados pela jovem desde os primeiros anos de escolarização até a formação universitária, bem como as fragilidades do processo de medicalização que atravessa a sua experiência de vida. O trabalho convoca professores, familiares, psicólogos e outros agentes educacionais a pensarem o adequado manejo de casos de indivíduos que apresentem dificuldades de aprendizagem - sejam elas decorrentes de transtornos psicológicos e/ou outras problemáticas inerentes ao processo de escolarização - a partir de mecanismos de incentivo às potencialidades do sujeito.

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