Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

O PROTAGONISMO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO LETRAMENTO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, LETRAMENTO, ARTIGO DE OPINIÃO, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43568
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 194
    "inscrito_id" => 643
    "titulo" => "O PROTAGONISMO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO LETRAMENTO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este artigo discorre sobre uma proposta de utilização do gênero artigo de opinião como meio para propiciar o letramento de educandos dos anos finais do Ensino Fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, a discussão abordada aqui teve como base as contribuições acerca dos gêneros discursivos/textuais de Bakhtin e Marcuschi, levando em consideração o fato desses gêneros estarem ligados a contextos sociais, o que dialoga com as concepções de letramento trazidas por Rojo e Soares, além das orientações dos PCN e da BNCC, que propõem que o ensino de Língua Portuguesa seja pautado nesses mesmos gêneros. Partindo desses conceitos e orientações, este trabalho trouxe uma abordagem do gênero artigo de opinião, a partir de um levantamento bibliográfico, objetivando ao educando reconhecer esse gênero não apenas como um meio para o desenvolvimento da sua capacidade reflexiva com relação a seu contexto de convívio, mas também o aperfeiçoamento das práticas de leitura e escrita, partindo das características do referido gênero. Como essa proposta de trabalho tem um gênero textual como referência, seguimos as orientações de Scheneuwly & Dolz e propomos sequências didáticas, às quais tratam, em suas etapas, de fazer com que o educando leia, analise, compreenda e produza textos com mais autonomia e propriedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LETRAMENTO, ARTIGO DE OPINIÃO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID643_24052018232851.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "edduardo_ss@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43568
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 194
    "inscrito_id" => 643
    "titulo" => "O PROTAGONISMO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO LETRAMENTO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este artigo discorre sobre uma proposta de utilização do gênero artigo de opinião como meio para propiciar o letramento de educandos dos anos finais do Ensino Fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, a discussão abordada aqui teve como base as contribuições acerca dos gêneros discursivos/textuais de Bakhtin e Marcuschi, levando em consideração o fato desses gêneros estarem ligados a contextos sociais, o que dialoga com as concepções de letramento trazidas por Rojo e Soares, além das orientações dos PCN e da BNCC, que propõem que o ensino de Língua Portuguesa seja pautado nesses mesmos gêneros. Partindo desses conceitos e orientações, este trabalho trouxe uma abordagem do gênero artigo de opinião, a partir de um levantamento bibliográfico, objetivando ao educando reconhecer esse gênero não apenas como um meio para o desenvolvimento da sua capacidade reflexiva com relação a seu contexto de convívio, mas também o aperfeiçoamento das práticas de leitura e escrita, partindo das características do referido gênero. Como essa proposta de trabalho tem um gênero textual como referência, seguimos as orientações de Scheneuwly & Dolz e propomos sequências didáticas, às quais tratam, em suas etapas, de fazer com que o educando leia, analise, compreenda e produza textos com mais autonomia e propriedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LETRAMENTO, ARTIGO DE OPINIÃO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID643_24052018232851.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "edduardo_ss@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Este artigo discorre sobre uma proposta de utilização do gênero artigo de opinião como meio para propiciar o letramento de educandos dos anos finais do Ensino Fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, a discussão abordada aqui teve como base as contribuições acerca dos gêneros discursivos/textuais de Bakhtin e Marcuschi, levando em consideração o fato desses gêneros estarem ligados a contextos sociais, o que dialoga com as concepções de letramento trazidas por Rojo e Soares, além das orientações dos PCN e da BNCC, que propõem que o ensino de Língua Portuguesa seja pautado nesses mesmos gêneros. Partindo desses conceitos e orientações, este trabalho trouxe uma abordagem do gênero artigo de opinião, a partir de um levantamento bibliográfico, objetivando ao educando reconhecer esse gênero não apenas como um meio para o desenvolvimento da sua capacidade reflexiva com relação a seu contexto de convívio, mas também o aperfeiçoamento das práticas de leitura e escrita, partindo das características do referido gênero. Como essa proposta de trabalho tem um gênero textual como referência, seguimos as orientações de Scheneuwly & Dolz e propomos sequências didáticas, às quais tratam, em suas etapas, de fazer com que o educando leia, analise, compreenda e produza textos com mais autonomia e propriedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.