Este artigo discorre sobre uma proposta de utilização do gênero artigo de opinião como meio para propiciar o letramento de educandos dos anos finais do Ensino Fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, a discussão abordada aqui teve como base as contribuições acerca dos gêneros discursivos/textuais de Bakhtin e Marcuschi, levando em consideração o fato desses gêneros estarem ligados a contextos sociais, o que dialoga com as concepções de letramento trazidas por Rojo e Soares, além das orientações dos PCN e da BNCC, que propõem que o ensino de Língua Portuguesa seja pautado nesses mesmos gêneros. Partindo desses conceitos e orientações, este trabalho trouxe uma abordagem do gênero artigo de opinião, a partir de um levantamento bibliográfico, objetivando ao educando reconhecer esse gênero não apenas como um meio para o desenvolvimento da sua capacidade reflexiva com relação a seu contexto de convívio, mas também o aperfeiçoamento das práticas de leitura e escrita, partindo das características do referido gênero. Como essa proposta de trabalho tem um gênero textual como referência, seguimos as orientações de Scheneuwly & Dolz e propomos sequências didáticas, às quais tratam, em suas etapas, de fazer com que o educando leia, analise, compreenda e produza textos com mais autonomia e propriedade.