Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

PROJETO: BIBLIOTECA AMBULANTE II: PROPICIANDO MOMENTOS DE LEITURA EM TODA COMUNIDADE.

Palavra-chaves: BIBLIOTECA, LEITURA, ESCOLA, ALUNO, ALUNO Comunicação Oral (CO) GT - 09. Letramentos Literários
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43598
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 36
    "inscrito_id" => 363
    "titulo" => "PROJETO: BIBLIOTECA AMBULANTE II: PROPICIANDO MOMENTOS DE LEITURA EM TODA COMUNIDADE."
    "resumo" => """
      Nos dias atuais podemos observar como grande desafio na sala de aula para professores da educação básica é ensinar a leitura, não apenas decifrar códigos, mas sim a despertar o hábito de ler. Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. \r\n
      Com o avanço das tecnologias do mundo moderno, cada vez menos as pessoas interessam-se pela leitura. A leitura favorece o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita, enriquece o vocabulário, estimula a memória e serve como principal combustível para a imaginação. \r\n
      O livro é o elo que nos liga a outros povos, à outros tempos e a outros pensamentos, é através do livro que conhecemos e nos reconhecemos na historia.\r\n
      O projeto Biblioteca ambulante II surge da necessidade de uma biblioteca que  ultrapassa os muros da escola levando a nossa comunidade a oportunidade do contato direto com a literatura e a toda população a possibilidade de  tornarem-se  leitores. Tendo em vista que atualmente em nossa cidade não disponibilizamos de uma biblioteca pública, a qual a mesma se encontra fechada a alguns meses, ao observar a situação, como educadora e como professora de língua portuguesa, sinto-me responsável como formadora de leitores, e não apenas leitores dentro da escola, mas leitores dentro e principalmente fora dos espaços escolares.\r\n
      Propor uma Biblioteca Ambulante é ao mesmo tempo buscar conscientizar as pessoas da prática de leitura no dia- a- dia. A biblioteca Ambulante cria condições para o acesso a leitura favorecendo a inclusão social. O empréstimo das obras é fundamental, tendo em vista que as pessoas não têm tempo de irem a uma biblioteca pública por estarem trabalhando no horário de funcionamento das bibliotecas, dessa forma a biblioteca ambulante contribui oferecendo o acesso ao livro e a uma biblioteca pelas ruas da cidade.\r\n
      A leitura consiste em perceber e compreender as relações existentes no mundo. Ler é atribuir sentido ao texto e também relacioná-lo com o contexto como destaca Marisa Lajolo (1982) ”Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significação, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a esta leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo outra não prevista.”\r\n
      Entretanto, a prática de leitura em sala de aula ainda é bastante limitada, onde textos são utilizados apenas para trabalhar conteúdos gramaticais, exercícios e produções textuais, a leitura por prazer ainda não é bem aceita / praticada.\r\n
      Cabe a escola enquanto espaço de formação e promoção das práticas leitoras possibilitar ao educando condições favoráveis para que ele possa exercer o ato de ler de forma plena.  \r\n
      Trabalhar em uma escola onde muitos educadores não estimulam seus alunos a criar, nos fez buscar um novo modelo de aprendizagem através da Pedagogia de Projetos e da Interdisciplinaridade, até mesmo porque acreditamos na escola como um lugar onde se promove a criação, a reflexão, e a experiência.\r\n
      Além disso, os desafios deste mundo contemporâneo exigem um conhecimento teórico-prático e a escola tem que buscar inovar a cada dia, considerando os novos paradigmas para formar cidadãos que possam ser gestores de seu próprio conhecimento e que tenham a criticidade.   \r\n
      Diante disso senti a necessidade de promover um momento em que os alunos fossem sujeitos de uma prática de leitura, atuando como protagonistas, em que os mesmos propusessem a leitura a nossa comunidade. Ainda dessa forma busco um resgate nas leituras realizadas em sala para que os mesmos possam socializar essas leituras, dramatizar e realizar outras leituras, revisitando dentro dessa prática alguns descritores da Prova Brasil de Língua Portuguesa e Matemática. Propor lugares que são frequentados diariamente como: alguns comércios locais, a praça pública, o mercado da feira central, e o calçadão do fórum municipal, lugares que  possuem uma grande frequência de pessoas que muitas vezes passam e não tem tempo para se deslocarem até uma biblioteca, os alunos vão estar nesses locais com a “Biblioteca Ambulante “para fazerem a oferta e proporcionar momentos de leitura.\r\n
      A turma responsável pelo projeto foi escolhida por sempre demonstrarem o gosto e o hábito por leituras o que facilitara a indicação de obras lidas em sala ou em casa. Os alunos durante a exposição nas ruas para empréstimos dos livros também farão socialização de leituras, dramatizações e declamação de poemas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 09. Letramentos Literários"
    "palavra_chave" => "BIBLIOTECA, LEITURA, ESCOLA, ALUNO, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA9_ID363_03052018165642.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ ALMEIDA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariaalicias2@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43598
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 36
    "inscrito_id" => 363
    "titulo" => "PROJETO: BIBLIOTECA AMBULANTE II: PROPICIANDO MOMENTOS DE LEITURA EM TODA COMUNIDADE."
    "resumo" => """
      Nos dias atuais podemos observar como grande desafio na sala de aula para professores da educação básica é ensinar a leitura, não apenas decifrar códigos, mas sim a despertar o hábito de ler. Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. \r\n
      Com o avanço das tecnologias do mundo moderno, cada vez menos as pessoas interessam-se pela leitura. A leitura favorece o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita, enriquece o vocabulário, estimula a memória e serve como principal combustível para a imaginação. \r\n
      O livro é o elo que nos liga a outros povos, à outros tempos e a outros pensamentos, é através do livro que conhecemos e nos reconhecemos na historia.\r\n
      O projeto Biblioteca ambulante II surge da necessidade de uma biblioteca que  ultrapassa os muros da escola levando a nossa comunidade a oportunidade do contato direto com a literatura e a toda população a possibilidade de  tornarem-se  leitores. Tendo em vista que atualmente em nossa cidade não disponibilizamos de uma biblioteca pública, a qual a mesma se encontra fechada a alguns meses, ao observar a situação, como educadora e como professora de língua portuguesa, sinto-me responsável como formadora de leitores, e não apenas leitores dentro da escola, mas leitores dentro e principalmente fora dos espaços escolares.\r\n
      Propor uma Biblioteca Ambulante é ao mesmo tempo buscar conscientizar as pessoas da prática de leitura no dia- a- dia. A biblioteca Ambulante cria condições para o acesso a leitura favorecendo a inclusão social. O empréstimo das obras é fundamental, tendo em vista que as pessoas não têm tempo de irem a uma biblioteca pública por estarem trabalhando no horário de funcionamento das bibliotecas, dessa forma a biblioteca ambulante contribui oferecendo o acesso ao livro e a uma biblioteca pelas ruas da cidade.\r\n
      A leitura consiste em perceber e compreender as relações existentes no mundo. Ler é atribuir sentido ao texto e também relacioná-lo com o contexto como destaca Marisa Lajolo (1982) ”Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significação, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a esta leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo outra não prevista.”\r\n
      Entretanto, a prática de leitura em sala de aula ainda é bastante limitada, onde textos são utilizados apenas para trabalhar conteúdos gramaticais, exercícios e produções textuais, a leitura por prazer ainda não é bem aceita / praticada.\r\n
      Cabe a escola enquanto espaço de formação e promoção das práticas leitoras possibilitar ao educando condições favoráveis para que ele possa exercer o ato de ler de forma plena.  \r\n
      Trabalhar em uma escola onde muitos educadores não estimulam seus alunos a criar, nos fez buscar um novo modelo de aprendizagem através da Pedagogia de Projetos e da Interdisciplinaridade, até mesmo porque acreditamos na escola como um lugar onde se promove a criação, a reflexão, e a experiência.\r\n
      Além disso, os desafios deste mundo contemporâneo exigem um conhecimento teórico-prático e a escola tem que buscar inovar a cada dia, considerando os novos paradigmas para formar cidadãos que possam ser gestores de seu próprio conhecimento e que tenham a criticidade.   \r\n
      Diante disso senti a necessidade de promover um momento em que os alunos fossem sujeitos de uma prática de leitura, atuando como protagonistas, em que os mesmos propusessem a leitura a nossa comunidade. Ainda dessa forma busco um resgate nas leituras realizadas em sala para que os mesmos possam socializar essas leituras, dramatizar e realizar outras leituras, revisitando dentro dessa prática alguns descritores da Prova Brasil de Língua Portuguesa e Matemática. Propor lugares que são frequentados diariamente como: alguns comércios locais, a praça pública, o mercado da feira central, e o calçadão do fórum municipal, lugares que  possuem uma grande frequência de pessoas que muitas vezes passam e não tem tempo para se deslocarem até uma biblioteca, os alunos vão estar nesses locais com a “Biblioteca Ambulante “para fazerem a oferta e proporcionar momentos de leitura.\r\n
      A turma responsável pelo projeto foi escolhida por sempre demonstrarem o gosto e o hábito por leituras o que facilitara a indicação de obras lidas em sala ou em casa. Os alunos durante a exposição nas ruas para empréstimos dos livros também farão socialização de leituras, dramatizações e declamação de poemas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 09. Letramentos Literários"
    "palavra_chave" => "BIBLIOTECA, LEITURA, ESCOLA, ALUNO, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA9_ID363_03052018165642.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ ALMEIDA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariaalicias2@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Nos dias atuais podemos observar como grande desafio na sala de aula para professores da educação básica é ensinar a leitura, não apenas decifrar códigos, mas sim a despertar o hábito de ler. Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Com o avanço das tecnologias do mundo moderno, cada vez menos as pessoas interessam-se pela leitura. A leitura favorece o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita, enriquece o vocabulário, estimula a memória e serve como principal combustível para a imaginação. O livro é o elo que nos liga a outros povos, à outros tempos e a outros pensamentos, é através do livro que conhecemos e nos reconhecemos na historia. O projeto Biblioteca ambulante II surge da necessidade de uma biblioteca que ultrapassa os muros da escola levando a nossa comunidade a oportunidade do contato direto com a literatura e a toda população a possibilidade de tornarem-se leitores. Tendo em vista que atualmente em nossa cidade não disponibilizamos de uma biblioteca pública, a qual a mesma se encontra fechada a alguns meses, ao observar a situação, como educadora e como professora de língua portuguesa, sinto-me responsável como formadora de leitores, e não apenas leitores dentro da escola, mas leitores dentro e principalmente fora dos espaços escolares. Propor uma Biblioteca Ambulante é ao mesmo tempo buscar conscientizar as pessoas da prática de leitura no dia- a- dia. A biblioteca Ambulante cria condições para o acesso a leitura favorecendo a inclusão social. O empréstimo das obras é fundamental, tendo em vista que as pessoas não têm tempo de irem a uma biblioteca pública por estarem trabalhando no horário de funcionamento das bibliotecas, dessa forma a biblioteca ambulante contribui oferecendo o acesso ao livro e a uma biblioteca pelas ruas da cidade. A leitura consiste em perceber e compreender as relações existentes no mundo. Ler é atribuir sentido ao texto e também relacioná-lo com o contexto como destaca Marisa Lajolo (1982) ”Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significação, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a esta leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo outra não prevista.” Entretanto, a prática de leitura em sala de aula ainda é bastante limitada, onde textos são utilizados apenas para trabalhar conteúdos gramaticais, exercícios e produções textuais, a leitura por prazer ainda não é bem aceita / praticada. Cabe a escola enquanto espaço de formação e promoção das práticas leitoras possibilitar ao educando condições favoráveis para que ele possa exercer o ato de ler de forma plena. Trabalhar em uma escola onde muitos educadores não estimulam seus alunos a criar, nos fez buscar um novo modelo de aprendizagem através da Pedagogia de Projetos e da Interdisciplinaridade, até mesmo porque acreditamos na escola como um lugar onde se promove a criação, a reflexão, e a experiência. Além disso, os desafios deste mundo contemporâneo exigem um conhecimento teórico-prático e a escola tem que buscar inovar a cada dia, considerando os novos paradigmas para formar cidadãos que possam ser gestores de seu próprio conhecimento e que tenham a criticidade. Diante disso senti a necessidade de promover um momento em que os alunos fossem sujeitos de uma prática de leitura, atuando como protagonistas, em que os mesmos propusessem a leitura a nossa comunidade. Ainda dessa forma busco um resgate nas leituras realizadas em sala para que os mesmos possam socializar essas leituras, dramatizar e realizar outras leituras, revisitando dentro dessa prática alguns descritores da Prova Brasil de Língua Portuguesa e Matemática. Propor lugares que são frequentados diariamente como: alguns comércios locais, a praça pública, o mercado da feira central, e o calçadão do fórum municipal, lugares que possuem uma grande frequência de pessoas que muitas vezes passam e não tem tempo para se deslocarem até uma biblioteca, os alunos vão estar nesses locais com a “Biblioteca Ambulante “para fazerem a oferta e proporcionar momentos de leitura. A turma responsável pelo projeto foi escolhida por sempre demonstrarem o gosto e o hábito por leituras o que facilitara a indicação de obras lidas em sala ou em casa. Os alunos durante a exposição nas ruas para empréstimos dos livros também farão socialização de leituras, dramatizações e declamação de poemas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.