A pesquisa de Iniciação Científica que este Artigo visa socializar consiste na análise da concepção de escrita, bem como dos multiletramentos e das multimodalidades de leitura que norteiam os textos motivadores presentes nas propostas de redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O interesse pelo estudo se deu pela preocupação com as condições prestadas em sala de aula para a produção escrita dos participantes. Para produzir textos são necessárias algumas condições, e dentro dessas condições estão os textos motivadores para a escrita da redação, que decerto irão contribuir para a reflexão sobre o tema proposto e o auxiliarão em sua escrita. A escolha pelo assunto tem como objetivo refletir sobre o processo interpretativo de textos multimodais. Os métodos para obtenção dos resultados se deram por realização da análise e estudo comparativo dos textos motivadores das provas de Redação. Os resultados indicam que na prova impera a concepção de escrita com foco na interação e que há um considerável uso de textos multimodais, uma vez que os textos motivadores partem de Gêneros Textuais diversos, composto por múltiplas linguagens e proporcionam um alto grau de informatividade para que o participante defenda seu ponto de vista. Quanto à fundamentação teórica, nos embasamos em autores como Koch (2015), Marcuschi (2008), Dionísio (2014) e outros.