O presente trabalho tem como foco a descrição e a análise das propostas de escrita que possibilitam a inserção do aluno de Letras nas práticas acadêmicas, mediante a observação destas proposições na graduação da Universidade Federal de Campina Grande, no curso de Letras – Língua Portuguesa. Objetivamos apontar quais são as principais dificuldades enfrentadas por um graduando em Letras com relação à escrita universitária apoiados nas ideias dos Novos Estudos do Letramento e na concepção da Prática do Mistério. Esta pesquisa tem seu embasamento em teóricos como Street (1993, 2000, 2006), Soares (2001), Lilis (1999) e Fiad (2011). A abordagem metodológica pauta-se na análise de relatos reflexivos requeridos a alunos de diferentes períodos da graduação, caracterizando um estudo de caso e a partir dos quais é feita a análise qualitativa. Os resultados desta pesquisa demonstram que é evidente o ocultamento, para o aluno, das convenções escritas concernentes ao contexto acadêmico. Com esta pesquisa, concluímos que os estudos sobre o letramento acadêmico devem contribuir para a instauração de alternativas para uma formação mais adequada do profissional de Letras.