O domínio do gênero resumo é de extrema importância, sendo requerido constantemente ao longo dos cursos de graduação e para a inserção nas atividades acadêmicas de um modo geral. O trabalho tem como objetivo observar a proposta de ensino e aprendizagem do gênero realizada por Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004) e colocá-la em prática através de resumos em sala de aula. Tais resumos foram enquadrados em grupos comparativos de antes e depois, elencando os facilitadores e as problemáticas dessa sugestão. Como fundamentação teórica utilizamos as reflexões sobre a escrita no ensino superior de Ferreira (2015), as noções de escrita de Koch (2006) e de Garcez (2012), bem como as orientações didáticas para a definição e o estudo do gênero resumo propostas por Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004) e por Mortta-Roth e Hendges (2010). Os dados foram coletados ao longo de uma disciplina de português instrumental da Universidade Federal de Campina Grande e analisados conforme as atribuições de atos ao autor do texto citado por Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004) para desenvolvimento e para a análise das produções textuais. Empreenderemos uma análise qualitativa dos dados descrevendo as estratégias utilizadas pelos alunos e discutindo a relação entre a compreensão do fenômeno estudado e a sua execução na produção escrita. Os resultados parciais encontrados expõem uma mudança na apresentação dos atos do autor, em que o aluno utiliza e reconhece em maior número as ações expostas, provando ser positiva a proposta apresentada pelas autoras.