O presente artigo, intitulado por “ O ensino da Literatura: Alternativas para um ensino significativo”, reporta-se à precisão de uma discussão acerca de mudanças no espaço e função que a literatura tem ocupado ultimamente no âmbito escolar, entendendo a necessidade de trazer novos conceitos para trabalhar o letramento literário. A pesquisa se tratou de uma revisão teórica e uma observação que garantisse a maior visão de como se encontra hoje, o ensino da literatura dentro da sala de aula e como a reflexão e o suporte teórico utilizados podem auxiliar na melhoria da formação de alunos, que sejam leitores sensíveis que executem a leitura por prazer, mas também carregados de um domínio crítico, em um universo formal que exige cada dia mais. Dessa forma, o intento do trabalho foi mostrar que a Literatura pode ser facilitadora e mediadora, sem ocorrer o distanciamento que tem sofrido como partícipe na educação, sugerindo possíveis procedimentos para uma leitura significativa. A pesquisa desponta dos seguintes questionamentos: A importância da leitura na sociedade e o espaço que a literatura vivencia na escola. Em busca de repostas, foram realizadas pesquisas bibliográficas apoiadas nos estudos de COSSON (2014), que discute o processo de letramento. Durante a revisão de leitura, percebeu-se que as ações como docente no envolvimento da leitura é de grande importância, sendo o professor mediador e sobretudo, o exemplo de leitor, assim como a sua adaptação para que as ferramentas utilizadas por eles, aconteça de modo expressivo.