Este artigo trata da importância da literatura afro-brasileira no processo de formação do leitor literário, pela perspectiva do letramento literário. A partir dos contos Bruna e a galinha d’Angola, de Gercilga de Almeida e O presente de Ossanha, de Joel Rufino dos Santos, desenvolvemos no PROFLETRAS uma proposta de intervenção de leitura em andamento, com alunos do 7º ano, numa escola da rede estadual de Alagoa Grande-PB. O objetivo está em desenvolver competências leitoras do texto literário pelo reconhecimento das peculiaridades intrínsecas ao gênero e possibilitar um novo olhar das crianças e adolescentes leitores acerca da história e da cultura dos africanos e afro-brasileiros. A metodologia a ser utilizada se baseia em um questionário diagnóstico e cinco oficinas, nas quais se destacarão os aspectos no referente à leitura, compreensão, interpretação e produção de gêneros textuais baseados nas narrativas trabalhadas. Se verifica, até então, que a leitura literária dos contos, além da formação do leitor literário, possibilita o entendimento de preconceitos e estigmas seculares acerca da história e cultura negra e possível reeducação das relações etnicorraciais, no âmbito escolar, com base no que preconiza a Lei 10.639/03. Dentre o referencial teórico de apoio, destacam-se Gregorin (2009), Cavalleiro (2005), Oliveira (2008), Hall (1997), Machado (2006), dentre outros.