Este trabalho pretende analisar a importância da possibilidade do uso do celular no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa como prática de letramento digital na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi tanto de natureza qualitativa quanto quantitativa e desenvolvida em uma escola pública da rede municipal de Santa Rita – PB. O público alvo foi uma turma do turno noturno, do III ciclo da EJA, que corresponde aos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, composta por 27 (vinte e sete) alunos, com idades variando entre 15 a 55 anos de idade. As Tecnologias da Informação e Comunicação estão presentes no nosso cotidiano, tornando-se, assim, de fundamental importância que o professor passe a utilizá-las em sala de aula, tendo como objetivo claro promover o letramento digital de seus alunos. Para que os objetivos fossem alcançados foi realizada uma avaliação diagnóstica para saber o número exato de alunos que possuíam celulares com acesso aos dados móveis. Além disso, foram realizadas discussões acerca dos conceitos de letramento e letramento digital e, em seguida, foram realizadas traduções de pequenos textos e palavras, utilizando o aplicativo Google tradutor, através do celular. Os resultados demonstraram que o celular pode tornar-se um forte aliado do professor, quando utilizado com um objetivo específico a ser alcançado e, ao mesmo tempo é capaz de promover o letramento digital dos alunos da EJA.