A importância do livro literário infantil estar presente nas salas de aulas, desde a Educação infantil, se constitui discurso recorrente entre os profissionais da Educação, especificamente, entre os professores. No entanto, muitas vezes as práticas dos professores não condizem com um trabalho significativo e de qualidade da leitura da obra de forma integral. Práticas, muitas vezes, que propõem estratégias de leitura com o texto verbal, mas que remetem a segundo plano, o trabalho com a imagem e com a materialidade do livro - elementos que compõem a obra literária, como: a capa, contra-capa, quarta-capa, os brancos no livro, dentre outros. A autora Graça Ramos (2013) afirma que existe uma longa prática de interpretação da palavra escrita, no entanto, ainda falta muito a percorrer quando o assunto é interpretar imagens e que essa se constitui uma habilidade possível de ser adquirida e cultivada. Dessa forma, este artigo objetiva incitar reflexões acerca das imagens e desses elementos que compõem o livro literário, a partir da análise da narrativa por imagem O lenço de Patricia Auerbach. Considerando que nessas narrativas, as imagens são riquíssimas em qualidade para o trabalho com a construção de sentido do leitor. Assim, se constitui urgente que professores conheçam todos os elementos que as narrativas visuais oferecem para que possam voltar o seu olhar de forma mais aguçada para a compreensão das imagens e oportunizar práticas mais significativas, críticas e reflexivas às crianças nas salas de aula.