O presente artigo tem como foco a análise de práticas de leitura e escrita e sua influência no processo de letramento de alunos da segunda fase do Ensino Fundamental. O trabalho será fundamentado nos estudos de Rojo (2000, 2009, 2012), Antunes (2007), Soares (1986), Street (2014) entre outros que discutem sobre as teorias do letramento. Este trabalho é fruto do projeto de pesquisa PIBIC cota 2017/2018, em andamento. Para a efetuação desta pesquisa está havendo coleta de dados, leitura de materiais e observações de aulas de professores de Língua Portuguesa em uma escola pública da cidade de Guarabira, com intuito de avaliar como as aulas, as atividades e os textos propostos em sala contribuem para o processo de letramento dos educandos. Essa pesquisa está sendo cumprida em virtude da dificuldade que existe em inserir as práticas de letramento em sala de aula, e consequentemente formar alunos letrados. É sabido que, apesar de já existirem muitos estudos acerca da temática em questão, o termo letramento ainda é um tanto novo para muitos profissionais da educação, portanto, este trabalho tem a intenção de contribuir com a discussão sistemática sobre a leitura e a escrita como práticas de letramento intrinsecamente relacionadas às ações vivenciadas pelo educando no seu cotidiano, o que contribuirá para sua formação cidadã.
Palavras-chave: Letramento, Leitura, Escrita, Ensino.