Este trabalho tem como objetivo analisar o lúdico e as práticas sociais. Para atingir esse objetivo refletiu sobre o trabalho docente na educação de crianças, bem como compreendeu que a utilização do lúdico nas atividades escolares faz com que as crianças adquiram no ensino-aprendizagem conhecimentos mais apropriados para a sua evolução e formação contínua. Neste sentido, foi feito um estudo bibliográfico, baseando-se nas teorias de: Albuquerque & Ferreira (2010), Almeida (2000), Carbonell (2012), Davidov (1998), Dohme (2003), dentre outros teóricos envolvidos em ludicidade e práticas sociais. Resultados desse estudo constataram que o lúdico, tomando como base as dificuldades cotidianas do aprendizado das crianças, evidencia nas atividades letivas e tomadas pelos docentes uma predominância das atividades de práticas sociais como: alfabetização, leitura e letramento em sala de aula. Dessa maneira, concluiu que o lúdico no ensino-aprendizagem das crianças como prática social, desenvolve melhor a sua escrita e leitura cotidiana, contribuindo, assim para o seu raciocínio, as suas reflexões de mundo, a sua espontaneidade e a sua criatividade.