Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DA ANA E DO LIVRO DIDÁTICO

Palavra-chaves: LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS, AVALIAÇÃO EXTERNA, AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO, LIVRO DIDÁTICO Pôster (PO) GT - 11. Políticas Publicas para o Ensino de Hoje
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Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Diante do contexto nacional, em que políticas públicas buscam a melhoria da qualidade das competências leitoras, o projeto PIBIC “Leitura nas séries iniciais em Alagoas: contribuições da ANA (Avaliação Nacional de alfabetização) e do livro didático”, objetiva identificar as proposições de práticas de leituras contidas em coleções dos livros didáticos de Língua Portuguesa destinados aos três primeiros anos do Ensino Fundamental, a relação com as expectativas de aprendizagem de leitura indicadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e as necessidades do município de Maceió indicados pela ANA-2014. A questão que se coloca é: As proposições contidas nos livros didáticos oferecem subsídios e contribuem para o planejamento de práticas de leituras em sala de aula visando às necessidades específicas do município em interface com a Matriz de Referência de Leitura da ANA? A análise documental ocorrerá por meio da triangulação dos dados extraídos das propostas de leitura contidas nos livros didáticos utilizados pelas escolas de Maceió, na ANA e os resultados dos níveis de competência leitora de Maceió - 2014. Por ser a ANA um indicador da proficiência de leitura dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, Maceió ter apresentados índices abaixo de 30% na edição de 2014 e o livro didático ser um instrumento pedagógico para a leitura, a hipótese é que as informações possam contribuir para as discussões acerca das ações de alfabetização nas escolas de Maceió.

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