O trabalho com a leitura literária no Ensino Fundamental, anos finais, sofre uma descontinuidade em relação aos primeiros anos de escolaridade. Esse problema se interliga a formação leitora do professor mediador e ainda está atrelado ao pequeno acervo das bibliotecas e salas de leitura das escolas. Nesse contexto, este trabalho objetiva discutir a importância da leitura de poesia para a formação de jovens leitores de 6º e 7º anos, considerando uma metodologia adequada para o seu ensino. Para isso, relataremos resultados do Projeto “Plantando Versos, Colhendo Leitores: Recital de Poesia na Escola”, criado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Currais Novos (SEMEC), através da Coordenação de 6º ao 9º anos. Enfocaremos a recepção dos alunos aos poemas lidos ao longo das Oficinas Poéticas e como esses jovens leitores interagiram com o poema a partir da leitura oral e de performances poéticas. Ao longo das discussões nos fundamentamos em Colomer (2007), Kefalás Oliveira (2009), Pinheiro Alves (2007;2014), Pinheiro Alves e Lúcio (2012), Rouxel (2013), Jover-Faleiros (2013), entre outros. Como resultados preliminares percebemos que os alunos pela vivência efetiva com o poema, conseguem perceber a importância do ritmo na leitura e que para se acertar esse ritmo são necessárias várias leituras. Além disso, a partir de questionamentos do professor mediador compreendem a ligação da forma de ler com as imagens poéticas construídas nos poemas.