A monitoria é uma tarefa de suma importância para auxiliar o Professor e complementar a formação do Estudante que consegue obter um raciocínio mais crítico para conseguir de forma clara e objetiva levar o estudante a compreender os conteúdos dentro do contexto no qual o mesmo se insere. Para alunos que querem ingressar na profissão de professor de ensino superior, ter um convívio com o eixo ensino-aprendizagem faz-se de suma importância para o seu início de carreira acadêmica. Este trabalho tem como propósito relatar algumas das experiências desenvolvidas na monitoria da Disciplina de Genética e Biologia Molecular ofertada, como obrigatória, no Curso de Ciências Farmacêuticas e lecionada no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Campus A.C. Simões, na Cidade de Maceió. Os programas de monitoria das Instituições de Ensino Superior (IES) agem de forma a selecionar estudantes que dão auxílio para alunos em disciplinas com um elevado grau de dificuldade, sendo uma atividade fundamental para a consolidação do aprendizado dos graduandos. Além disso, a atividade de monitoria, contribui significativamente com a formação profissional do Monitor, que eventualmente, se tornará um docente do ensino superior.