Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ESTUDO DO FLUXO DE VEÍCULOS DE CARGA PESADA NO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS/RN – TRECHO DA BR-405

Palavra-chaves: MOBILIDADE URBANA, ENGENHARIA DE TRANSPORTES, GESTÃO URBANA Pôster (PO) AT 18 - Engenharias – Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Elétrica
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

A pesquisa objetiva montar um banco de dados com importantes informações à cerca de tal problemática e entender os conflitos socioespaciais gerados com esse fator urbano. é óbvio que em algum momento da história, a BR-405 trouxe desenvolvimento para Pau dos Ferros, importante polo educacional e comercial para sua região. Os problemas oriundos da ausência de um controle de tráfego e de uma política de mobilidade urbana já apresentam efeitos negativos na atualidade e no futuro podem comprometer a expansão deste importante município. Inicialmente foi necessária uma revisão bibliográfica acerca da temática abordada, importante subsídio para a realização de todo e qualquer trabalho, permitindo um melhor entendimento por meio de estudos e consultas a materiais técnicos que auxiliam nas atividades a serem desenvolvidas e proporcionam um maior conhecimento para o desenvolvimento de propostas que venham a contribuir de maneira positiva para com a solução da problemática apresentada. Foram identificadas quatro entradas principais na cidade de Pau dos Ferros, duas delas se dão pela BR-405, uma nas proximidades do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e a outra nas proximidades da intercessão com a BR-226, e as outras duas entradas pela RN-177 que de um lado dá acesso ao município de Encanto e do outro ao município de Francisco Dantas. A presença desse tipo de veículo interfere no bom andamento trânsito local, num ponto de vista superficial, além de comprometer a segurança da população que diariamente circula pela principal região da cidade, o centro comercial. Não existe outra rota alternativa que os caminhões possam seguir para permanecer na BR-405 e assim chegar ao destino final.

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